Deus e o Coronavírus

Deus e o Coronavírus

01/04/2021 0 Por Carlos Joaquim

A relação entre Deus e o coronavírus: a análise e a discussão que faltava em Portugal

As questões universais da dimensão espiritual do ser humano, o sentido da existência e o significado da vida e da morte foram, uma vez mais, relançadas com os efeitos nefastos da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Um ano depois do início deste pesadelo, muitos questionam: Deus é ou não responsável pelo Mal? Ciente deste problema fundamental da filosofia, o professor e investigador Víctor Correia apresenta-nos o livro Deus e o Coronavírus, uma análise polémica e inédita no mercado editorial português, na qual apresenta diferentes interpretações sobre a relação entre Deus e o SARS-CoV-2, o vírus respiratório que fez parar o mundo. Deus e o Coronavírus é uma edição da Guerra e Paz que chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Abril.

Deus é considerado um Ser perfeito, todo-poderoso, bondoso e preocupado com a Humanidade. Sendo assim, porquê o Seu silêncio, tendo permitido que esta tragédia acontecesse? Afinal onde está Deus enquanto assistimos, desde há já mais do que um ano, a centenas de milhões de infectados, a milhões de mortos em todo o mundo e à escalada de uma crise económica mundial?

A pandemia provocada pelo novo coronavírus ressuscitou estas e outras questões universais, para as quais o Homem busca resposta desde sempre e que envolvem crentes e não crentes. Deus existe realmente? Podia ter evitado a propagação do vírus? Este foi um castigo divino?

Dúvidas que levaram o professor e investigador de filosofia, Víctor Correia a uma investigação filosófica, na qual aborda a pandemia, tendo como fio condutor a questão de Deus, e a questão de Deus, tendo como fio condutor a pandemia. As conclusões do estudo resultam agora no ensaio Deus e o Coronavírus. Um contributo, sistémico e plural, para uma discussão com referências a um Deus do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, que não deixa ninguém de fora.

Polémico, o autor expõe ainda a forma como as religiões encararam a pandemia, assim como as grandes questões éticas por ela levantadas: a recusa do encerramento dos templos, a rejeição religiosa das vacinas, o charlatanismo religioso e as superstições, e a ineficácia das orações contra o coronavírus.

Actualíssimo, este é um livro escrito numa linguagem acessível à generalidade do público e apresenta aos leitores os prós e os contras de cada uma das teses que relacionam a saúde e a fé, criticando as teorias da conspiração

Deus e o Coronavírus chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Abril, mas pode ser adquirido desde já, em pré-venda, através da loja online da Guerra e Paz Editores. Este é o quarto livro publicado por Victor Correia com a chancela da Guerra e Paz Editores, depois de O Que é o Radicalismo? e do grande sucesso de Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses.

Deus e o Coronavírus

Victor Correia

Não-Ficção / Ensaio

240 páginas · 15×23 · 15,00 €

Nas livrarias a 6 de Abril

Guerra e Paz, Editores