Obra de arte digital vendida por valor recorde foi paga com cripto-moeda

13/03/2021 0 Por Carlos Joaquim

O comprador de uma obra do artista vendida em leilão por 69,4 milhões de dólares (58,4 milhões de euros), valor recorde para obras não físicas, foi hoje identificado como “Metakovan”, um investidor digital.

Segundo comunicado da leiloeira Christie´s, que organizou o leilão, o comprador é fundador e financiador da Metapurse, o “maior fundo do mundo de NFT (ativos únicos digitais)” e pela primeira vez numa venda do género foi aceite cripto-moeda, neste caso “Ethereum (Ether)”.

Os 69,35 milhões de dólares pagos por “Metakovan” – aproximadamente 38.474,82 ether – fazem de Beeple um dos três artistas vivos mais valiosos, juntamente com Jeff Koons e David Hockney, segundo a leiloeira.

Para Metakovan a colagem de Beeple é “a joia da coroa, a obra de arte mais valiosa desta geração” e “vale 1.000 milhões de dólares”.

Segundo a leiloeira Christie’s, 22 milhões de pessoas assistiram ao final da licitação, em que participaram compradores de 11 países, culminando na milionária venda de “Todos os dias: os primeiros 5.000 dias”, uma colagem de fotografias tiradas pelo artista desde maio de 2007 ao longo de 5.000 dias.

Este foi o primeiro grande leilão de uma obra digital certificada com um “token” não-fungível (NFT, na sigla inglesa), que recorre à tecnologia Blockchain na autenticação e coleccionismo de arte.

Para Metakovan, em termos de NFTs de alto valor, o da obra de Beeple “será muito difícil de superar”.

“Eis porquê – representa 13 anos de trabalho diário. As técnicas são replicáveis ​​e a habilidade é superável, mas a única coisa que não se pode piratear digitalmente é o tempo”, refere o fundador da Metapurse no comunicado.

Para Guillaume Cerutti, CEO da Christie’s, este “encontro de duas comunidades distintas de colecionadores – a tradicional e a digital – acontece exatamente no momento certo para artistas digitais, para tecnologia de blockchain e para criptomoeda”.

“As possibilidades futuras neste campo são inspiradoras e esperamos mais inovações colaborativas em um futuro próximo”, adiantou Cerutti.

Reagindo ao resultado do leilão na quinta-feira, Beeple – cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann – celebrou o uso dos NFT no mundo da arte.

“Acredito que estamos a testemunhar o início do próximo capítulo da história da arte, a arte digital”, disse o artista.

Lusa