Ansião dá hoje início a mais um Orçamento Participativo

10/03/2021 0 Por Carlos Joaquim
Arranca hoje mais uma edição do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Ansião, como forma de dar voz às expetativas da população.
Com o mote “Qual o seu projeto para Ansião?”, o ciclo desta iniciativa desenvolver-se-á em quatro momentos. A primeira fase decorre de 10 de março a 25 de abril, com a apresentação de propostas, a que se seguirá a análise técnica e a concertação com os proponentes, de 26 de abril a 8 de maio e, de 10 de maio a 14 de junho, a votação dos projetos aprovados. A apresentação pública dos resultados está prevista para o período de 18 a 25 de junho.
São objetivos desta participação cívica contribuir para uma maior aproximação das políticas públicas às reais necessidades e anseios dos cidadãos; potenciar o exercício de uma cidadania ativa e responsável, no respeito por uma verdadeira democracia; incentivar a interação entre eleitos, técnicos municipais e cidadãos, na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no concelho; e garantir a participação da comunidade nas decisões a nível de investimentos municipais.
Encarando o Orçamento Participativo como um instrumento de fundamental importância para a estratégia de atuação do município, permitindo a participação ativa de todos os cidadãos nos processos decisórios das estruturas democráticas, a autarquia dá, desta forma, oportunidade a todos os munícipes de contribuírem para a construção de um concelho mais desenvolvido, mais dinâmico e mais inclusivo, tendo inscrito em orçamento uma verba de 40 mil euros para este processo.
Toda a informação necessária à edição de 2021 do Orçamento Participativo de Ansião está disponível na plataforma https://opansiao.cm-ansiao.pt.