Centro Qualifica do CEARTE certifica adultos com o 9º e 12º ano escolaridade

27/02/2021 0 Por Carlos Joaquim

Em tempos de Pandemia da Covid-19 o Centro Qualifica do CEARTE continua a trabalhar, nos processos de reconhecimento de competências profissionais ou escolares para equivalência ao 9º e 12º ano de escolaridade, quer em regime presencial, mas sobretudo à distância ou em regime misto, com o objetivo de melhorar os níveis de Certificação Escolar e/ou Certificação Profissional dos adultos maiores de 18 anos.

No dia 22 de fevereiro, foram mais 3 adultos que, por recurso a videoconferência a partir das suas casas demostraram as suas competências perante um Júri, que certificou e reconheceu duas candidatas com o Nível Secundário (12º ano) e uma com o Nível Básico (9º ano).

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências oferecido pelo CEARTE aos adultos maiores de 18 anos, decorre em horário laboral ou pós-laboral consoante a disponibilidade dos interessados e em regime presencial ou a distância. E um processo totalmente gratuito, rápido (em média 5 meses para o 9º ano e 9 meses para o 12º ano, com ocupação de uma sessão por semana) e divide-se em 3 momentos:

  • Reconhecimento e Validação de Competências – Identificação dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, pelo candidato. (através da abordagem (Auto)biográfica como meio de recolha de informação, documentos oficiais, fotografias, materiais gráficos de ordem vária, cartas, respostas a questionários e entrevistas, textos diversos da autoria dos candidatos, …).
  • Formação – Os candidatos devem frequentar no minino 50 horas de formação
  • Certificação de competências – Realização de demonstração de competências (apresentação temática, prova escrita/ou oral e/ou prática).

No final do processo os candidatos obtêm uma certificação parcial ou total, formalizada através de um Diploma de Qualificação e/ou Certificado de Qualificações.

É uma excelente oportunidade para os adultos aumentarem as suas qualificações, valorizando as aprendizagens ao longo da vida, potencia os níveis de autoestima e autorrealização.