Cantanhede | Biblioteca Municipal dinamiza iniciativa “Biblioteca em sua Casa”

Cantanhede | Biblioteca Municipal dinamiza iniciativa “Biblioteca em sua Casa”

17/02/2021 0 Por Carlos Joaquim
“Biblioteca em sua Casa” é nome da iniciativa desenvolvida pelo Município de Cantanhede, através sua Biblioteca Municipal, em que continua desde abril do ano transato, a disponibilizar o acesso de todos os utilizadores e munícipes do concelho, a várias formas de divulgação cultural ao domicílio.
Num período em que grande parte da população se encontra novamente em isolamento devido à propagação da pandemia causada pelo Covid-19, a autarquia cantanhedense continua a apostar numa iniciativa que se revelou um verdadeiro caso de sucesso, no recolhimento domiciliário e isolamento social entre março e abril de 2020. Inserida no projeto “Levamos a Biblioteca até si”, a ação tem como principal objetivo promover e divulgar a cultura, facultando, para isso, a cedência de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que tenha que sair do conforto e segurança de sua casa.
Para aceder a estas obras, os interessados deverão estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo analisar o catálogo online que se encontra disponível em http://biblioteca.cm-cantanhede.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx e consultar os artigos disponíveis.
Esta simples e prática ferramenta de pesquisa permite consultar online todos os documentos disponíveis na coleção da biblioteca, proporcionando um processo de seleção mais criterioso e seletivo. Para concluir o procedimento é simples, basta um telefonema para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou um email biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, colocado dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfetado, para posterior entrega.
A Biblioteca Municipal disponibilizará, sempre que possível, os documentos escolhidos, responsabilizando-se pela entrega e posterior recolha dos mesmos, no exterior do respetivo edifício, no domicílio do requisitante ou noutro local indicado.
Os interessados que ainda não se encontrem inscritos deverão formalizar a sua inscrição, através de uma ficha que se encontra disponível online e contactar os serviços da Biblioteca Municipal por telefone, ou através de email, podendo, após este processo, requisitar até três obras por um período máximo de 1 mês.
Após a entrega, as obras serão novamente colocadas à disposição dos utilizadores após cuidadoso processo de limpeza, efetuado com as devidas precauções e seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Para o efeito são utilizadas luvas para o manuseamento e líquido desinfetante próprio para a limpeza das respetivas capas e contracapas, colocando as obras devolvidas em quarentena, por um período mínimo de três dias (72 horas). Os itens requisitados online, por telefone, telemóvel ou por email, serão entregues ao requisitante, em embalagem nova, descartável, também sujeita a cuidados de desinfeção, processo este que será igualmente da responsabilidade da Biblioteca Municipal.
A Biblioteca Municipal de Cantanhede oferece ainda um leque de conteúdos online diversificados, relacionados com leitura, música, cinema e outras temáticas, que se encontra disponível no Portal do Município de Cantanhede, no endereço https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/969/levamos-a-biblioteca-ate-si.