Câmara Municipal de Anadia reuniu com responsáveis da Saúde Local

Câmara Municipal de Anadia reuniu com responsáveis da Saúde Local

16/01/2021 0 Por Carlos Joaquim

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, esteve reunida na passada segunda-feira,  com responsáveis da Saúde Local, onde manifestou a sua preocupação sobre algumas questões relacionadas com o estado da Saúde no concelho.

O encontro contou com a presença do Diretor Executivo do ACES Baixo Vouga, Pedro Almeida, dos responsáveis das UCSP Anadia I, II e III, José Carlos Ribeiro, Teresa Cavalheiro e Ana Teresa Lima, respetivamente, a representante da UCC, Silvana Marques, e a Delegada de Saúde Pública de Anadia, Graça Gonçalves.

Durante a reunião foram abordadas diversas situações, nomeadamente o processo de vacinação contra a Covid-19, a decorrer nos lares dos idosos, que teve o seu início no passado dia 11 de janeiro.

A falta de médicos em várias Unidades de Saúde do concelho foi outro dos temas falados, com a Presidente da Câmara Municipal de Anadia a manifestar uma grande preocupação, tendo em conta os constrangimentos que daí advêm para os utentes.

Os responsáveis de saúde abordaram ainda a taxa de casos positivos Covid-19 que se têm registado em Anadia, tendo os mesmos referido que, atualmente não existem surtos, mas sim disseminação comunitária.

Foi também salientada na reunião de trabalho as intervenções a realizar no edifício do Centro de Saúde de Anadia, sendo que a esta data já se encontra assinado o protocolo de colaboração com a ARS do Centro, que legitima a possibilidade de intervenção direta da Câmara Municipal de Anadia a suas expensas.

De sublinhar ainda que o Município de Anadia está a diligenciar a adjudicação a um empreiteiro que consiga, dentro do prazo estipulado, efetuar as obras urgentes e necessárias ao bom funcionamento daquela Unidade de Saúde.

A Presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, referiu ainda que “o Município providenciará a colocação de contentores climatizados para que se mantenham em funcionamento a Consulta Aberta e demais serviços, nomeadamente o ADR – Áreas dedicadas para doentes respiratórios”.

É objetivo deste Executivo Camarário que este processo de obras e outras intervenções de melhoria urgentes se iniciem o mais rápido possível, permitindo assim o acesso à saúde com maior qualidade e conforto, quer para os prestadores de cuidados de saúde e funcionários, quer para os utentes deste serviço”, adiantou ainda a edil anadiense.