Guerra e Paz edita O Crime do Padre Amaro: O mais polémico romance de Eça de Queiroz

Guerra e Paz edita O Crime do Padre Amaro: O mais polémico romance de Eça de Queiroz

28/10/2020 0 Por Carlos Joaquim

 Longe dos tempos em que foi censurado, O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz, é agora publicado pela Guerra e Paz numa edição que fixa com rigor o texto, que segue a terceira e última versão da obra publicada em vida pelo autor, em 1889, mas inclui também um quadro comparativo das alterações que Eça fez da 1.ª para a 2.ª versão e da 2.ª para a 3.ª. O mais polémico romance de um dos maiores romancistas de sempre ousou pôr em causa os princípios morais e a hipocrisia decorrente da prática do celibato da religião católica.  O Crime do Padre Amaro chega às livrarias portuguesas no próximo dia 3 de Novembro. O livro poderá ainda ser adquirido no site oficial da editora.

Dos finais do século XIX, chega-nos O Crime do Padre Amaro, um dos clássicos da literatura portuguesa mais lidos em todo o mundo. À fórmula satírica de sucesso, que denunciava o provincianismo português, Eça de Queiroz juntou a esta obra um polémico e corrosivo retrato da decadência moral do clero, do vazio interior dos padres e do culto da hipocrisia.

No centro da acção, Amaro Vieira, um jovem padre recém-chegado a Leiria, que é atraído pela transgressão e pela vertigem libidinosa quando conhece Amélia Caminha, filha da dona da pensão onde fica hospedado. O jovem sacerdote tenta evitar consumar a paixão correspondida até ao dia em que descobre uma rede de perversa ocultação e fingimento de outros membros do clero que também haviam quebrado o voto de castidade.

Num meio provinciano em que as aparências ocultam a realidade, Amaro e Amélia tornam-se amantes e vivem uma relação proibida com consequências irreparáveis.

O Crime do Padre Amaro combina tensão narrativa com um sentido de humor fino e mordaz que não poupa nenhum dos seus alvos. A crítica social é tão devastadora e impiedosa que, na época, o livro foi censurado, com a justificação de que estava impregnado de um erotismo esconso a roçar o sórdido.

Um romance intemporal que enriquece a colecção Clássicos Guerra e Paz, na qual a editora apresenta escolhas gráficas cuidadas e uma selecção de obras imprescindíveis para os amantes de literatura universal.

A edição, num trabalho de Ana Castro Salgado, inclui uma nota introdutória, as notas da segunda e terceira edições, um texto de enquadramento das três primeiras edições e ainda uma lista de personagens.

O Crime do Padre Amaro chega às livrarias no próximo dia 3 de Novembro. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da Guerra e Paz Editores.

O Crime do Padre Amaro

Eça de Queiroz

Colecção Clássicos Guerra e Paz

Ficção / Literatura Portuguesa

472 páginas · 15×23 · 16,00 €

Nas livrarias a 3 de Novembro