Marinha Grande | Destruídos 104 ninhos de vespa asiática em 2020

19/10/2020 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal informa que, desde o início do ano 2020, foram destruídos 104 ninhos de vespa asiática ou velutina, no concelho da Marinha Grande.

Preventivamente, a Câmara Municipal da Marinha Grande também distribuiu por todo o concelho 200 armadilhas, com especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tinham sido detetados ninhos de vespa asiática, tendo resultado na captura de 4531 vespas.

Os cidadãos não devem remover e/ou destruir os ninhos por si identificados. Devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).
Após a comunicação da existência de um ninho e caso se confirme tratar-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, a empresa especializada contratada pela Câmara Municipal desloca-se ao local e efetua uma intervenção no ninho, através da aplicação de um inseticida, juntamente com atrativos para vespa asiática, tratando-se de um método ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos.
Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; e na saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo.
Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/ ou em www.icnf.pt.