AVEIRO | “CULTURA PERTO DE SI” PERCORRE LOCALIDADES DO MUNICÍPIO

AVEIRO | “CULTURA PERTO DE SI” PERCORRE LOCALIDADES DO MUNICÍPIO

10/09/2020 0 Por Carlos Joaquim

Apostada em reforçar a sua oferta cultural em todo o território do Município, a Câmara Municipal de Aveiro volta a realizar a iniciativa “Cultura Perto de Si”, um programa diversificado que percorrerá várias localidades do Município, contando com o apoio das Juntas de Freguesia.

O programa inicia-se este fim-de-semana (12 e 13 de setembro) com concertos nas Juntas de Freguesia de Santa Joana e Oliveirinha, respetivamente.
Concertos de música clássica, stand up comedy, teatro, cinema ao ar livre, teatro musical, preencherão os serões e algumas tardes de fins de semana de setembro e de outubro.
Este conjunto de ações procuram promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como a criação de laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, reforçando redes de itinerância e troca de experiências culturais.
Esta iniciativa integra algumas ações decorrentes de parcerias / protocolos com algumas entidades, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras (ação Música nas Freguesias) e a Fundação INATEL, com a récita “Aveiro, Terra de Sal e Mar”.
Programa:
  • Sábado, dia 12 de setembro, 21h30
Santa Joana, Auditório da Junta de Freguesia
Quinteto de sopros da Orquestra Filarmonia das Beiras
  • Domingo, dia 13 de setembro, 21h30
Oliveirinha, Auditório da Junta de Freguesia
Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmonia das Beiras
  • Sexta-feira, dia 18 de setembro, 21h30
Requeixo, Centro Social
Stand Up Comedy, com Jorge Serafim
  • Sábado, dia 19 de setembro, 21h30
Nossa Senhora de Fátima, Salão Polivalente
Stand Up Comedy, com Jorge Serafim
  • Domingo, dia 20 de setembro, 17h30
Eixo, Centro Cultural
Stand Up Comedy, com Jorge Serafim
Nos dias 25 e 26 de setembro, às 21h30, decorrerão em Cacia e em Verba sessões de cinema ao ar livre, em locais a divulgar oportunamente.
Em outubro, nos dias 18 e 25, às 21h30, teremos a récita do Grupo Cultural e Recreativo da Taipa “Aveiro, terra de mar e sal”, em São Bernardo e São Jacinto, respetivamente.
Nos dias 17 (21h30) e 18 (16h00) do mesmo mês, levamos o teatro a Esgueira e a Eirol respetivamente, com a peça de teatro QUIMICOMIC.
Devido à situação de Pandemia que vivemos, o acesso a estes espetáculos cumprirá todas as regras definidas pela Direção Geral de Saúde, pelo que será necessário levantar bilhetes nas Juntas de Freguesia respetivas, ou no local, no dia do espetáculo, até uma hora antes do seu início.
 EXPOSIÇÃO “AVENIDA. UMA HISTÓRIA COM FUTURO” COM VISITAS ORIENTADAS
Nos dias 12 e 19 de setembro, serão promovidas visitas orientadas à exposição “Avenida, Uma História com Futuro”, pelas 16h00 no Edifício da Antiga Capitania.
Considerando as limitações atuais, o grupo de visita não deve ultrapassar as 10 pessoas, pelo que será necessário haver inscrições através do email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Recorde-se que a exposição está patente até 02 de outubro, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
A Exposição “Avenida, uma História com Futuro” dá a conhecer a história da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e do projeto que a Câmara Municipal de Aveiro está a materializar com a obra da sua requalificação urbana.
 FORMAÇÃO PARA EDUCADORES NA EXPOSIÇÃO “JULIÃO SARMENTO. NO BRILHO DA PELE”
No dia 21 de setembro, das 10h00 às 17h00, terá lugar a Formação para Educadores, Técnicos e Professores no Museu de Aveiro/Santa Joana. Trata-se de uma ação integrada na exposição “Julião Sarmento. No Brilho da Pele.
A participação é gratuita e sujeito a inscrição por mail – museucidade@cm-aveiro.pt. Tem limite de 15 participantes
A presente formação é dirigida a educadores, técnicos de serviços educativos e professores (dos vários níveis de ensino), entre outros interessados. A partir dos conteúdos da exposição “Julião Sarmento. No brilho da pele” e relacionada com a experiência prévia de cada um dos participantes, esta ação será conduzida no sentido de explorar, por um lado, um enquadramento geral da exposição e, por outro, algumas ferramentas de mediação entre diferentes públicos e objetos expositivos. Pretende-se que cada participante, posteriormente e de modo autónomo, possa conduzir atividades educativas dirigidas a crianças, jovens e adultos.
A exposição, patente até dia 27 de setembro, apresenta uma seleção de obras de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) que ilustram diferentes aproximações a temas como o desejo, o voyeurismo e a violência, centrais na prática do artista.
 AVEIRO ADERE À AÇÃO “SETEMBRO DOURADO”
A Câmara Municipal de Aveiro irá colaborar com a Associação ACREDITAR na ação “Setembro Dourado”, mês de sensibilização para o cancro infantil, este ano com o alto patrocínio do Presidente da República e da Assembleia da República.
.
Assim, será hasteada a Bandeira da campanha de 14 a 20 de setembro, no Edifício dos Paços do Concelho.
Esta iniciativa pretende relançar na ordem do dia o debate sobre questões sociais, educação e direitos em geral, que visam melhorar a vida de crianças e pais. Quer ainda mostrar à sociedade civil a necessidade de prosseguir o trabalho de inclusão e readaptação dos que sobrevivem à doença na vida pessoal, escolar e profissional.