Busto de Baden-Powell vandalizado, em Coimbra

Busto de Baden-Powell vandalizado, em Coimbra

21/06/2020 0 Por Carlos Joaquim
Em Comunicado, a Junta Regional de Coimbra dá conta da sua indignação pela vilania contra o busto do fundador do escutismo. Leia o texto na íntegra:
“A Junta Regional de Coimbra, em estreita colaboração com os órgãos nacionais do Corpo Nacional de Escutas, vem manifestar a sua indignação para com a vilania cometida na última noite em Santa Clara, Coimbra, em que o busto do fundador do escutismo – Lord Robert Baden-Powell, foi vandalizado.
Já na semana passada, a propósito de notícias provenientes do Reino Unido, a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) manifestou a sua preocupação para com atos semelhantes:
“Como fundador do Movimento Escutista Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a criação de um movimento que cresce há mais de 113 anos que capacita centenas de milhões de jovens em todo o mundo. Baden-Powell viveu numa era diferente e dentro de realidades diferentes. Hoje, o Movimento que ele fundou inclui mais de 54 milhões de escuteiros em 224 países e territórios, promovendo a tolerância e solidariedade em todo o mundo.
O Escutismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as raças, culturas e religiões e cria oportunidades de diálogo sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade.
O Movimento que foi fundado em 1907 na Ilha Brownsea, destaca-se pela promoção da diversidade e inclusão, que são os pilares dos valores escutistas, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça.”
Contactada pelo CNE, a OMME está já ao corrente e acompanhar esta situação.
Em Portugal, o CNE tem um efetivo de mais de 72.000 elementos, contribuindo para a formação integral da juventude e procurando fazer destas crianças e jovens adultos honrados, cooperativos e com valores, para serem cidadãos que contribuem para uma sociedade melhor e mais interventiva”.