Desemprego sobe para 6,3% e jovens são os mais afetados

Desemprego sobe para 6,3% e jovens são os mais afetados

03/06/2020 0 Por Carlos Joaquim
Segundo o INE, a taxa de desemprego entre os mais novos aumentou 1,9 pontos percentuais, para 20,2% em Abril. Contudo, entre Fevereiro e Março, a taxa de desemprego geral baixou.
A taxa de desemprego em Portugal subiu, em abril, para 6,3%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e são uma estimativa provisória.
Os 6,3% estimados significam que 319.400 as pessoas estavam sem emprego – um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação a Março, mês em que a taxa revista foi de 6,2%.
Mas a estimativa rápida do INE não é fácil de comparar com os meses anteriores e o próprio instituto admite dificuldade na recolha de dados.
A estimativa provisória da taxa de subutilização do trabalho ascendeu a 13,3%, superior em 0,9 pontos percentuais à do mês anterior.
Segundo o INE, os jovens são os mais afetados. A taxa de desemprego entre os mais novos aumentou 1,9 pontos percentuais em abril, para 20,2%.
Já a taxa de desemprego dos adultos foi estimada em 5,3%, igual à de Março.
O aumento do número de desempregados está a ser relacionado com o confinamento imposto em março e abril, com o estado de emergência decretado na sequência da pandemia de Covid-19.
O novo coronavírus chegou há precisamente três meses a Portugal. Foi a 2 de Março que foram identificados os primeiros casos.

Taxa baixa de fevereiro para Março

A taxa de desemprego baixou 0,2 pontos percentuais de fevereiro para Março, e 0,3 pontos percentuais em termos homólogos, para 6,2%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).