Águeda | Câmara entrega projetos à comunidade e inaugura obras
Orçamento Participativo – Câmara inaugura obras de vulto em Castanheira do Vouga e Belazaima do Chão –
Em Castanheira do Vouga, foi construído um mega-tanque e, em Belazaima do Chão, foram criados três tanques para apoiar bombeiros no combate a incêndios, para além de ter sido requalificada a escadaria de acesso ao cemitério
A Câmara de Águeda entregou à comunidade, no passado sábado, dois projetos do Orçamento Participativo (OP), o mega-tanque de Castanheira do Vouga e a escadaria do cemitério e três tanques em Belazaima do Chão. Globalmente, foram investidos cerca de 100 mil euros nestes projetos, construídos pela União de Freguesias (UF) de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, com delegação de competências e financiamento da Câmara Municipal.
O mega-tanque de Castanheira do Vouga, projeto apresentado por Humberto Moreira, Carlos Gomes e Emanuel Martins, implicou um investimento de 46.610,85 euros e foi o mais votado no OP. Esta infraestrutura, o maior reservatório de água alguma vez construído no concelho, tem uma capacidade para um milhão de litros de água, mais do dobro da capacidade do que o maior que existia até agora, e servirá para abastecimento aéreo (helicópteros) e terreste (veículos dos bombeiros e ULPC) no combate aos incêndios. Está instalado num local de fácil acesso, permitindo, em caso de necessidade, o rápido abastecimento dos diferentes meios.
A recuperação da zona envolvente à escadaria do cemitério de Belazaima do Chão, projeto com 14 proponentes no OP (Nuno Cardoso, Sara Oliveira, Nídia Almeida, Rui Pereira, António Farias, Paula Henriques, Manuel Antunes de Almeida, Ana Paula Leite, Maria Fernanda Dias, Renato Alves, Maria Manuela Silva e Rui Castanheira, Helena e Manuel Alves), conduziu a Câmara de Águeda, em articulação no âmbito da delegação de competências com a UF local, a realizar uma obra mais profunda, com a requalificação da escadaria e a construção de três tanques para apoio ao combate a incêndios, cujo investimento global foi de 41.223,78 euros.
Neste local está ainda a ser construída a sede da Unidade Local da Proteção Civil (ULPC), um edifício emblemático e marcante “que a Câmara tem vindo a financiar desde o princípio”, no âmbito dos apoios às Juntas de Freguesia, e que conta, uma vez mais, com um apoio de 90 mil euros este ano, com vista à sua conclusão.


