Presidente da Renamo espera que Moçambique “viva em Paz e reconciliado” em 2020

Presidente da Renamo espera que Moçambique “viva em Paz e reconciliado” em 2020

04/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
O presidente do partido Renamo, Ossufo Momade, disse nesta segunda-feira (30) ter consciência “que muitas famílias não têm nada para festejar nesta quadra festiva”, mas endereça “a todos os moçambicanos votos de boas festas, próspero ano novo e esperamos que em 2020 o País viva em Paz e reconciliado”.
Falando em conferência de imprensa em Maputo Momade fez uma resenha dos acontecimentos mais marcantes do ano de 2019 começando por recordar os ciclones Idai e Keneth: “estes tristes acontecimentos demonstraram a solidariedade de todos os moçambicanos que despidos de qualquer côr partidária, deram o seu apoio incondicional e generoso aos concidadãos afectados. Por outro, sentimos a mão carinhosa da comunidade internacional que sem medir esforços e meios esteve connosco para minimizar o sofrimento do nosso Povo”.
O líder do maior partido de oposição lembrou do Acordo de Paz, da visita do Papa Francisco, distanciou o seu partido dos ataques armados no Centro de Moçambique e questionou a “apatia” das mesmas Forças de Defesa e Segurança em conter a insurgência na Província de Cabo Delgado, “quando são chamadas para violentar o Povo são muito fortes, quando são chamadas para reprimir uma simples manifestação pacifica de cidadãos indefesos mostram-se altamente preparadas e matam sem dó nem piedade”.
Ossufo Momade não assumiu como sua derrota pessoal os resultados das Eleições Gerais e Províncias de 15 de Outubro tendo reiterado a rejeição da vitória do partido Frelimo e dos seus candidatos.