APPACDM de Coimbra distinguida com Marca Entidade Empregadora Inclusiva

APPACDM de Coimbra distinguida com Marca Entidade Empregadora Inclusiva

13/12/2019 0 Por Carlos Joaquim
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra foi distinguida com o galardão Marca Entidade Empregadora Inclusiva no dia 9 de Dezembro. O prémio ressalva as boas práticas da associação relativamente ao apoio e inserção laboral de forma inclusiva e integradora. De 112 candidaturas, a APPACDM de Coimbra foi uma das 28 premiadas, sendo a única instituição de apoio ao cidadão com deficiência intelectual do distrito de Coimbra a receber o galardão.
De acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), principal entidade responsável por esta iniciativa, a Marca Entidade Empregadora Inclusiva “destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade”.
A APPACDM de Coimbra planifica e desenvolve a sua intervenção assente em estratégias de melhoria apoiada no reconhecimento das possibilidades próprias de cada individuo. Assume que a deficiência não está exclusivamente ligada às pessoas, mas expressa-se na interação destas com o contexto. Assim, na sua política de serviços a associação possui uma visão de respeito pelas diferenças individuais, pelo direito à igualdade e equiparação de oportunidades e reconhecimento de capacidades, que se materializa em práticas de gestão abertas e inclusivas, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.
Esta gestão igualitária está comprovada pelo facto de nos quadros de efetivos se encontrarem colaboradores com deficiências físicas, intelectuais e mentais “que se revelaram ter as competências adequadas para os postos de trabalho que ocupam e que contribuem como todos para a qualidade do serviço prestado”, refere a instituição.