Nobel da Medicina: Três cientistas distinguidos por investigação sobre a forma como as células se adaptam à disponibilidade de oxigénio
Foi anunciado esta segunda-feira, 7 de outubro, o Prémio Nobel da Medicina, atribuído conjuntamente a William G. Kaelin Jr, Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza “pela sua investigação sobre como as células se adaptam à disponibilidade de oxigénio”.
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído hoje a três cientistas pelas suas descobertas relativas à forma como as células se adaptam às diferenças de oxigénio.
O galardão foi atribuído aos cientistas norte-americanos William Kaelin e Gregg Semenza e ao britânico Peter Ratcliffe
Os prémios Nobel, os mais prestigiados do mundo atribuídos nas áreas de Medicina, Física, Química, Literatura, Economia e Paz, começam hoje a ser anunciados, cumprindo um desejo que o inventor da dinamite deixou em testamento, em 1895.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte de sua fortuna a pessoas que trabalhem por “um mundo melhor”.
O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos nove milhões de coroas suecas (cerca de 830.000 euros).