Torres Vedras | GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE LISBOA VEM A TORRES VEDRAS

Torres Vedras | GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE LISBOA VEM A TORRES VEDRAS

18/09/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Teatro-Cine de Torres Vedras acolhe no próximo dia 27 de setembro, pelas 21h30, um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL).
Fundado em 1970 por Jorge Peixinho, este é, saliente-se, o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenhando um papel histórico de vanguarda na abertura à estética musical.
Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o GMCL apresentou-se em inúmeros concertos e festivais internacionais de música contemporânea por diversos continentes e, em Portugal, nas principais salas de concerto. Participou ainda em diversos projetos e obras originais para teatro, cinema e multimédia.
Paralelamente, o GMCL realiza uma ação pedagógica regular e fecunda de divulgação, formação de públicos e de novos intérpretes e de estímulo à criação, nomeadamente no âmbito do projeto que desenvolve desde 2000 com o apoio da DGArtes.
A discografia do GMCL, aplaudida pela crítica, constitui uma referência incontornável no domínio da música contemporânea e, em particular, na interpretação das obras de Jorge Peixinho.