Leiria | “Espacialidades de um Percurso” na Project Room da Galeria de Arte – Banco de Portugal

Leiria | “Espacialidades de um Percurso” na Project Room da Galeria de Arte – Banco de Portugal

09/09/2019 0 Por Carlos Joaquim
“Espacialidades de um Percurso” é uma exposição de Rafael Raposo Pires, composta por dois núcleos de fotografia e um vídeo e que é inaugurada dia 13 de setembro, às 18 horas, na Project Room da Galeria de Arte – Banco de Portugal.
Esta exposição que vai estar patente ao público até 19 de novembro é, conforme o próprio artista a define, uma proposta a uma reflexão sobre as incongruências e situações peculiares e caricatas na arquitetura e envolvente.
No seu trabalho, Rafael Raposo Pires procura abordar questões relacionadas com estruturas arquitetónicas, planeamento do espaço urbano e consequente manutenção, utilização e evolução.
Núcleos
Alone Together (2016-2018)
Alone Together mostra detalhes arquitetónicos e urbanísticos, documentando a improvisação, manutenção ou a falta dela, no espaço urbano. O projeto que começou em setembro de 2016 reflete sobre o modo de criação, utilização e modificação do espaço. Neste trabalho é valorizada a observação de situações caricatas que desafiam a norma.
Urbe (2018-2019)
Urbe retrata a fronteira pouco clara entre o espaço público e privado dentro de uma vasta área urbana. Os carros são vistos como os pertences mais privados do ser humano deixados nas ruas. Coexistindo com cenários contíguos, todos à mercê da mão humana.