Inquérito/CGD: Vara diz que Banco de Portugal “não tinha de se meter” no crédito a Berardo

Inquérito/CGD: Vara diz que Banco de Portugal “não tinha de se meter” no crédito a Berardo

16/06/2019 0 Por Carlos Joaquim
O ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara disse hoje que o Banco de Portugal (BdP) “não tinha de se meter” nos créditos à Fundação José Berardo, defendendo o papel do ex-governador Vítor Constâncio.
“O que o Banco de Portugal tinha de fazer naquele caso era dizer se sim ou se não” ao aumento de capital no BCP e não pronunciar-se sobre o crédito concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), afirmou Armando Vara no parlamento, em Lisboa, durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à gestão e recapitalização da CGD.
“Ninguém me encomendou o sermão”, garantiu Armando Vara, admitindo que acompanhou a discussão à volta da aprovação ou não por parte da administração de Vítor Constâncio do aumento de posição no BCP e a sua ligação com o crédito de 350 milhões de euros concedido à Fundação José Berardo.