Hospital da Feira instala sistema para avaliar satisfação do utente em tempo real

Hospital da Feira instala sistema para avaliar satisfação do utente em tempo real

28/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), com sede no Hospital de Santa Maria da Feira, anunciou hoje que está a instalar um sistema que permitirá avaliar em tempo real a satisfação do utente quanto aos seus serviços.
O novo programa Net Promoter Score aplica-se não apenas ao Hospital São Sebastião, da Feira, mas também aos de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, igualmente tutelados pelo CHEDV, e vai analisar a reação do público ao funcionamento das valências de Urgência, Internamento, Exames, Bloco Operatório, Consulta Externa, Imagiologia, Análises e Hospital de Dia.
“Esta é a primeira utilização do género no setor da saúde em Portugal e permite escutar o utente no momento do atendimento e transformar radicalmente toda a sua experiência futura com base nas suas recomendações”, declarou à Lusa o presidente do conselho de administração do CHEDV, Miguel Paiva.
Para esse responsável, o novo programa visa envolver o próprio utente no processo de melhoria dos níveis de qualidade das três unidades hospitalares do Entre Douro e Vouga.
“Colocar as pessoas no centro do sistema, como se costuma dizer, implica ouvi-las e conhecer aquilo que sentem depois de contactarem com a instituição. Ora, tendo nós o objetivo de oferecer um serviço de excelência que vá ao encontro das necessidades de cada utente, é obrigatório implementar um sistema que nos permita conhecer a sua opinião em tempo real, para conseguirmos melhorar os nossos processos”, realça Miguel Paiva.
Na prática, cada usuário dos serviços hospitalares sujeitos a avaliação vai receber, após utilização dos mesmos, um questionário em que poderá classificar o respetivo atendimento numa escala de 0 a 10.