Moçambique | FMI mantém previsão de recuperação da economia de Moçambique em 2019, ainda sem o impacto do Ciclone IDAI e das cheias

Moçambique | FMI mantém previsão de recuperação da economia de Moçambique em 2019, ainda sem o impacto do Ciclone IDAI e das cheias

10/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta terça-feira (09) a sua estimativa para o crescimento económico para Moçambique de 4 por cento, ainda sem reflectir o impacto macroeconómico do Ciclone IDAI e das cheias que ainda se fazem sentir no Centro do país. A instituição financeira rebaixou novamente as projecções de crescimento global para 3,3 por cento em 2019 devido às tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a “descida da confiança empresarial” e ao “ajuste das condições financeiras”, de acordo com. Para as economias mais fortes do nosso continente o FMI prevê o abrandamento de crescimento na Nigéria e uma recuperação precária na África do Sul.
No relatório “Perspectivas Económicas Globais” de Abril de 2019 o FMI mantém as previsões feitas para Moçambique em Outubro de 2018 ainda sem os resultados reais que mostraram a economia a desacelerar para 3,3 por cento, muito abaixo das sempre optimistas projecções governamentais que esperavam 5,3 por cento.
Em Outubro o Fundo Monetário Internacional previra que o nosso país iria crescer 3,5 por cento em 2018, 4 por cento em 2019 e já a contar com o início dos projectos de gás natural apontava o Produto Interno Bruto (PIB) em 11,1 por cento em 2023. Neste relatório, intitulado “abrandamento de crescimento e recuperação precária”, a instituição financeira mantém os 4 por cento de crescimento do PIB para 2019.