Proença-a-Nova | Biodiversidade e sustentabilidade ambiental encerram o segundo período letivo em Proença-a-Nova

Proença-a-Nova | Biodiversidade e sustentabilidade ambiental encerram o segundo período letivo em Proença-a-Nova

09/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
A relevância da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental foram os temas discutidos no último dia de aulas do segundo período no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a 5 de abril, no âmbito do programa Eco-Escolas.
O programa desta iniciativa, que contou com o apoio do Município e do Centro Ciência Viva da Floresta, incluiu palestras, exposições e workshops, entre outras atividades ao longo do dia, com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões ambientais e de preservação da floresta e dos ecossistemas.
Jorge Paiva, especialista do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, foi um dos convidados desta iniciativa e veio conversar com os alunos do secundário sobre a importância da biodiversidade. Para Jorge Paiva “o planeta é como uma gaiola e as nossas atitudes estão a fazer desaparecer outros companheiros da gaiola”. Esta metáfora serviu para explicar aos alunos a importância das nossas florestas “que são o nosso combustível e sem esse combustível não sobrevivemos”, acrescentou. “Temos de proteger todos os seres vivos, até mesmo aqueles que pensamos que não fazem falta, pois dependemos de todos eles”, concluiu o especialista.
Pedro Serra e Teresa Carvalheira apresentaram o tema da sustentabilidade, onde falaram sobre o desperdício alimentar patente no seu documentário “Wasted Waste” – ou “Desperdício desperdiçado”, que relata histórias de pessoas que vivem da recolha do desperdício de outros: os freegans.