TOCHA | O I TOCHA PLOGGING, agendado para o dia 06 de abril de 2019

TOCHA | O I TOCHA PLOGGING, agendado para o dia 06 de abril de 2019

01/04/2019 0 Por Carlos Joaquim

I TOCHA PLOGGING, agendado para o dia 06 de abril de 2019 é um evento organizado pela Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha com o apoio Institucional da Camara Municipal de Cantanhede, da Junta de Freguesia da Tocha e da INOVA,  em parceria com várias Associações e Empresas da região.

 

A decorrer na Praia da Tocha, esta iniciativa solidária para angariação de fundos, destina-se também a promover a prática da atividade física e desportiva, nomeadamente a corrida caminhada, ao mesmo tempo que pretende promover a consciência cívica e a cultura ecológica/ambiental para a preservação para a preservação da Natureza, através da recolha de lixo.

Mas o que é o PLOGGING?

O PLOGGING é uma atividade que surgiu na Suécia em 2016, em que se apanha o lixo do chão enquanto se pratica jogging. O nome PLOGGING resulta precisamente da junção da palavra sueca “plocka upp”, que significa apanhar do chão, com a palavra inglesa “jogging” que significa correr.

Trata-se de uma nova tendência, muito simples, que concilia a prática de exercício físico com uma relevante e cívica atitude ecológica, de apanhar o lixo ao longo do percurso, sendo o gesto de baixar para a recolha, também uma forma de exercício.

Está a espalhar-se pelo mundo inteiro. No nosso país, começa agora a dar os primeiros passos, através de algumas iniciativas mais ou menos esporádicas e ainda pouco expressivas, que vamos conhecendo pela comunicação social e pelas redes sociais.

Pretende-se que este I TOCHA PLOGGING seja o primeiro de uma iniciativa que venha a ter repetição anual, e que para além da sua vertente solidária, possa contribuir também para o despertar de uma consciência coletiva de atitudes cívicas, promovendo uma crescente cultura de cidadania, através de hábitos simples, promotores da saúde individual e de sustentabilidade ambiental.

Mais em https://aveiro123.blogspot.com/2019/04/tocha-o-i-tocha-plogging-agendado-para.html