Há oito banqueiros a ganhar mais de um milhão em Portugal

Há oito banqueiros a ganhar mais de um milhão em Portugal

21/03/2019 0 Por Carlos Joaquim
Foram oito os banqueiros a receber mais de 1 milhão em Portugal, durante o ano de 2017 – o mesmo número do ano anterior. No conjunto da União Europeia, o número destes gestores com uma remuneração acima de 1 milhão de euros subiu.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) divulgou esta segunda-feira, 11 de março, que um conjunto de oito gestores da banca em Portugal auferiu de uma soma de 10,7 milhões de euros em 2017, um total que não inclui bónus e que traduz um aumento relativamente aos 6,9 milhões do ano anterior. Somando os prémios, que em 2016 foram de 4,2 milhões e em 2017 de 2,7 milhões, os salários dos banqueiros subiram de 11,1 milhões em 2016 para 13,3 milhões de em 2017.  No documento, não são revelados os nomes dos indivíduos em causa nem das instituições que os empregam.
Estes responsáveis dividem-se entre as áreas “banca de retalho”, que inclui três gestores, e “administradores executivos”, onde se inserem cinco. É neste último conjunto que está a remuneração mais elevada: há um banqueiro que auferiu uma remuneração fixa anual de 3,576 milhões de euros em 2017 – acima dos 2,4 milhões do “campeão” do ano anterior. Todos os salários restantes se concentram entre o mínimo de um milhão e o máximo de dois milhões. A banca a retalho terá concedido o total de 2,7 milhões extra em remuneração variável aos três indivíduos que cabem nesta categoria, enquanto a gestão executiva não foi remunerada desta forma, conforme os dados da EBA.