ORQUESTRA CHINESA CHEONG HONG DE MACAU NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS

13/07/2018 0 Por Carlos Joaquim
A Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau sobe ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 24 de julho, terça-feira, às 21h30.
A Orquestra irá interpretar um repertório variado e eclético, que inclui temas de música tradicional chinesa, temas de bandas sonoras de séries televisivas, peças orquestrais com intérpretes solistas convidados, de yangqinerhu e dizi.
Para surpresa do público que irá dar forma à sala torriense, a formação irá também interpretar alguns temas portugueses com orquestração para instrumentos chineses!
Programa
1.Música para Orquestra Chinesa
Capriccio “Taiwan”                                                                                                               
(Su Wenqing)
Perdendo-nos na Névoa                                                                                                        
(Joseph Koo / Arr. Yu Chiu Fo)
Voar através de uma Miríade de Rios e Montanhas                                                              
(Joseph Koo / Arr. Yu Chiu Fo)
 

2.Concerto para Yangqin
Brisa e Lua                                                                                                                           
(Fang Xiaomin)
Wang Wen Li: Yangqin
 

3.Música Portuguesa
Barco Negro
(Pixinguinha / Arr. Kuan Nai Chung)
Canção do Mar                                                                                                                       
(Frederico de Brito e Ferrer Trindade / Arr. Wong Kin Wai)
 

4.Agrupamento Wujiaotou (de cinco instrumentos) Cantonense  7’00
Chuva em Folhas de Bananeira                                                                                           
(Canção popular / Arr. Pan Yongzhang)
Demonstração de Cavalos na Primavera                                                                             
(Chen Deju)

     
Chen Xiong Hua: Gaohu     Chan Yu Kwan: Zhonghu
Wang Wen Li: Yangqin   Tou Chun Chong: Zhongruan   Zhang Hong Yang: Dizi
5. Concerto para Erhu  
Capriccio Grande Muralha                                                                                                   
(Liu Wenjin / Arr. Li Fubin)

1.º Andamento: Viagem para Kwan Shan   
4.º Andamento: Olhar para a Distância
Li Ya Qiu: Erhu
6.Concerto para Dizi
Neve na Ponte Desmoronada                                                                                        
(Liu Xijin)
Zhang Hong Yang: Dizi
 

7.Música Tradicional Chinesa
 Dança da Minoria Yao                                                                                                           
(Liu Tieshan e Mao Yuan / Arr. Peng Xiuwen)
 Grande Deus Dong Huang Tai Yi                                                                                        
(Li Fu Bin)

Maestro Tou Chun Chong
Nasceu em Macau e é membro da Sociedade das Orquestras Tradicionais Chinesas e do Instituto de Pesquisa de Pipa da China, sendo igualmente membro honorário da Direção da Comissão de Ruan da Sociedade de Orquestras de Etnias da China e vice-secretário geral da Associação de Exame Prático de Instrumentos Chineses de Hong Kong. Atualmente é também presidente da Associação “Grupo Musical Cheong Hong de Macau”, diretor de cursos do seu Centro Artístico e maestro da Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau, bem como vice-presidente da Associação de Amigos da Cultura Chinesa de Macau.
Iniciou os seus estudos de Yueqin e Qinqin em 1973, tendo dois anos depois estudado pipa sob a orientação do professor Chen Changbo em Macau. A partir de 1981 estudou Zhongruan e anos mais tarde, em 1987, foi admitido com distinção na Orquestra Chinesa de Macau.
Tou Chun Chong recebeu orientações dos renomados professores Lin Ji Liang, instrumentista de ruan, de Feng Yin Cheng, intérprete de liuqin e de Xu Zhao Xiong.
Desde 1989 que desempenha as funções de maestro da Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau, tendo estudado direção de orquestra com os maestros Gu Li Min, de Singapura, e Wang Yong Ji, da China.
Enquanto membro da Orquestra Chinesa de Macau realizou inúmeras digressões nacionais e internacionais, tendo atuado em Portugal, na Índia, na Bélgica e em diversas cidades chinesas. Por diversas ocasiões liderou a Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau em atuações pela China continental, em Guangzhou, Changde, Xiamen, Xangai, Hong Kong, e também em Taiwan, Índia, Japão, Portugal, Coreia do Sul e Myanmar.
Na qualidade de instrumentista, foi convidado a participar na primeira edição do Concerto de Ano Novo pela Orquestra Chinesa da Companhia de Danças e Cantares da Província de Guangdong, em fevereiro de 1997. No ano seguinte foi convidado para se apresentar como solista convidado no concerto “Música de Longe e de Perto” realizado em Lisboa, Portugal. Em fevereiro de 2002, foi membro do júri do Concurso de Yangqin Profissional na China, em Changde, na província de Hunan. Em 2013, foi membro do júri da sessão de Macau da 1.ª edição do Concurso Nacional de Instrumentos integrado no 31.º Festival de Música “Som da Beira-mar”, em Zhuhai.
Para além de instrumentista e maestro, Tou Chun Chong também tem lecionado instrumentos chineses, como ruanliuqin e yangqin em diversos estabelecimentos de ensino de Macau, sendo igualmente um membro ativo do meio musical local, contribuindo ativamente para a promoção da música chinesa e na formação de novos talentos.
Orquestra Cheong Hong
O Grupo Musical Cheong Hong de Macau é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em julho de 1979, por um grupo de jovens interessados pela música, canto e dança tradicional chinesa. Ao longo dos anos, o grupo tem promovido e divulgado ativamente a música tradicional chinesa, sendo conhecido como Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau. 
Cheong Hong começou a partir de 1992 a realizar concertos anuais de música tradicional chinesa de grande escala, que contaram com a colaboração de numerosos músicos de renome como: Gu Limin, Ding Jialin, Li Fubin, Lu Chunling, Chen Xionghua, Xu Zhaoxiong, Lin Jiliang, Wang Wenli, Tang Zunqiao, Xie Tingfeng, Liu Yusheng, Lin Fuguo, Ceng Zhaobin e Feng Xiaoquan entre outros, cada um com o seu estilo próprio vindo de diferentes regiões. Esta orquestra organizou intercâmbios musicais, tendo efetuado concertos em conjunto com orquestras de Pequim, Cantão, Hunan, Hubei, Xiamen, Hong Kong, Taiwan e outros locais. A orquestra foi por várias vezes convidada a atuar fora de Macau e na China Continental, tendo ganho grande prestígio entre a comunidade local. 
Para além de espetáculos, a Orquestra Chinesa Cheong Hong organiza ações de formação de música vocal e instrumentos musicais chineses, bem como colabora com escolas de Macau, criando agrupamentos escolares e ensinando música chinesa, tendo como objetivo enriquecer os conhecimentos da população local sobre esta arte, proporcionando igualmente o desenvolvimento e a divulgação da música tradicional chinesa em Macau.

Lotação: 400
 acesso a público com mobilidade condicionada 

Teatro-Cine de Torres Vedras
3ª a 6ª: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
a partir das 18h00 em dias de espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131