A noite de gala foi de júbilo e de homenagem às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, em mais uma gala, a oitava, que distinguiu os aderentes ao projeto e aos quais foram entregues as insígnias da marca criada há 11 anos. Este ano, regista-se um número recorde de aderentes, 35, desde restaurantes a cafetarias, de padarias a adegas.
A VIII Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que decorreu no Conjunto Turi?stico Quinta dos 3 Pinheiros, premiou 35 aderentes das várias categorias, Água, Pão, Vinho, Leitão e Produtos Associados, dos quais sete são novos aderentes ao projeto, “o que demonstra, por um lado, a vitalidade da marca, por outro, o empenho, a entrega e o interesse dos operadores económicos em apresentar produtos genuínos e de qualidade aos seus clientes”, sublinhou Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Numa festa que transformou a Quinta dos Três Pinheiros num clube de jazz dos anos 20, ao som da Louisiana Jazz Orchestra, foram sendo chamados ao palco os representantes das empresas que produzem ou comercializam as 4 Maravilhas: a água mineral natural Luso, o pão da Mealhada, tradicional, genuíno e cozinho em forno a lenha, o vinho, com as características da nossa região bairradina, e o leitão, ex-libris da gastronomia da região, cartão de visita no país e no mundo. A estes juntaram-se os produtos associados, como os casticitos, os doces da Docealhada e os caramujos.
Ao palco subiram, ainda, os vencedores do novo concurso “Bebida de Aperitivo e Entrada Maravilhas da Mealhada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, o Rei dos Leitões, com a “Trouxa de Leitão, damasco e tomate seco”, e a Tas ca Larica, com o cocktail “Mealhada Elegante.
A marca “Água|Pão|Vinho|Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções, sem respeito pela tradição e genuinidade.
A renovação ou candidatura à marca é feita de dois em dois anos. Após um processo de candidatura, um júri composto por prestigiadas entidades nacionais (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Associação de Escanções de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) – dá início a um processo de seleção e avaliação das candidaturas, tendo em conta parâmetros como condições de higiene e segurança, modo de fabrico, relacionamento com o cliente e iniciativas de promoção dos produtos.
Os elementos distintivos da marca – a bandeira e os selos de qualidade – são entregues na Gala. Existem cinco selos de qualidade: um abrangente, que diz respeito a todos os produtos e só pode ser utilizado pelo aderente que é distinguido em todos os elementos a que se candidata. Os outros quatro dizem respeito a cada um dos produtos – água, pão, vinho e leitão – e podem ser atribuídos individualmente.
Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país.
Aderentes 2018/2020
Água
Sociedade das Águas de Luso
Pão
Escola Profissional Vasconcellos Lebre
Padaria Manaia
Padaria Jorge Jesus
Vinho
Adega Casa de Sarmento
António Selas
Caves Messias
Jorge Rama
J. Rama
Manuel Ferreira da Silva
Quinta do Azinhal
Quinta do Carvalhinho
WineLand
Leitão
Leitão 100% Bairrada
Forno da Mealhada
Restaurantes
Típico da Bairrada
Octávio dos Leitões
Restaurante Pic-Nic
Rei dos Leitões
Conjunto Turístico Quinta dos Três Pinheiros
Restaurante Hilário
Restaurante o Castiço
Meta dos Leitões
A Portagem
Churrasqueira Rocha
Pedra de Sal
Nélson dos Leitões
Pedro dos Leitões
Outros
Tas ca Larica
Esplanada Jardim do Park
Casta e Eventos
Intermarché da Mealhada
Produtos Alimentares Associados
Docealhada
Casticito
Caramujos