Hora de Fecho: A história de Gungunhana e o livro que fica aquém

24/12/2017 0 Por Carlos Joaquim
Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Império de Gungunhana e a campanha de Mouzinho de Albuquerque são o tema da trilogia que Mia Couto finda agora. A história da insólita captura do “Leão de Gaza” num livro que não faz jus ao tema.
Edu Ferreira, jogador do Boavista, de 20 anos, morreu este domingo. Tinha-lhe sido diagnosticado um tumor no fémur em novembro de 2016. “Edu partiu, mas nunca nos vai deixar”, escreveu o clube.
Dois homens heterossexuais irlandeses decidiram casar-se. Dizem que se amam, como amigos, mas o objetivo principal foi o de evitar pagar 50 mil euros em imposto sobre sucessões.
Três responsáveis de topo da organização dos concursos Miss América demitiram-se depois de terem sido revelados e-mails onde ridicularizavam concorrentes.
O primeiro é um clássico – desta época e de todas as outras. Mas há filmes que evocam o Natal que e que nem sempre são os mais vistos por estes dias. Miguel Freitas da Costa deixa sugestões.
A greve dos guardas prisionais em seis cadeias do país está a ter uma adesão de 90%, segundo o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.
GNR registou quatro vítimas mortais nas estradas nos primeiros dois dias da operação “Natal Tranquilo”, mais três do que no mesmo período do ano passado.
A britânica-iraniana condenada e presa em 2016 no Irão poderá ser elegível à obter a liberdade condicional no próximo mês, após cumprir um terço da pena.
Um palestiniano morreu nove dias depois de ter sido ferido durante uma manifestação na Faixa de Gaza contra o reconhecimento norte-americano de Jerusalém como a capital de Israel.
Opositor Alexei Navalny convocou os apoiantes para que exerçam o seu direito e o proponham como candidato independente às eleições presidenciais de março de 2018 na Rússia.
Confesse lá: sempre quis saber o que aconteceria ao pinheiro de Natal se, ao transportá-lo no tejadilho do seu carro, decidisse acelerar a fundo. Pois bem, nós mostramos-lhe – e a 280 km/h… 
Opinião
Helena Matos
A “coisa” calha a todos. Não adianta acreditar que sobre nós ela não cairá. Vai cair. Agora. Ali à frente. E todos os dias esta coisa viscosa cai sobre alguém. Hoje foi o dia do alfinete racista.
Manuel Villaverde Cabral
A única alternativa às linhas contrárias do legalismo e da ilegalidade está numa iniciativa parlamentar em Madrid a promover pelo Ciudadanos, o PSOE e o próprio Podemos visando rever a Constituição.
Alberto Gonçalves
Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Natal, na sua versão comercial, é uma história muito sentimental, cheia de paz, de amor e de anjinhos rechonchudos, tocando harpa e cantando hossanas. Mas não foi assim há 2017 anos…
Ruth Manus
O natal acabou por virar uma data muito mais de organização e de planejamento do que de afeto. Sim, é bom estar com a família. Mas prefiro fazer isso num domingo normal, sem prazos nem presentes.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa