União Músicos de Mira dará um Concerto na Igreja Matriz

20/12/2017 0 Por Carlos Joaquim
A Associação Allegr’ARTE convida toda a comunidade da vila de Mira a estar presente nas celebrações do 6º aniversário da União Músicos de Mira (UMM) que se irá realizar no dia 23 de Dezembro, na Igreja Matriz de Mira pelas 21h30.
A União Músicos de Mira irá realizar um Concerto de Natal com a participação especial do Grupo Coral de Mira, no dia 23 de Dezembro, no qual também se procederá ao sorteio do Cabaz de Natal.
A União Músicos de Mira é uma banda de música que nasceu em Dezembro de 2011, pela vontade de um grupo de jovens em se juntar novamente para vivenciar em conjunto a Música.
É um grupo misto, constituído por cerca de 30 elementos, que alia a energia dos mais jovens à experiência dos mais velhos, e possui como objetivos a divulgação da música, a preservação do património cultural da Região, a formação e o incremento da criatividade musical. Ao longo destes seis anos tem vindo a desenvolver a sua atividade em arruadas, procissões, concertos, missas, inaugurações, animação de eventos, casamentos e batizados.
No ano de 2012 nasceu um outro projeto muito desejado pela Allegr’ARTE: A Academia de Artes. É uma escola de música direcionada a toda a população, desde bebés até à idade sénior, que se destina ao ensino de formação e teoria musical, classe de conjunto vocal e instrumental, aulas de instrumento e atualmente engloba aulas de violino, de canto e de expressão dramática.
Ao longo destes seis anos, o projeto que inicialmente estava num berço, agora já começa a ganhar forma e a dar mais que os seus primeiros passos. Com agenda cheia ao longo de todo o ano e durante as festividades de Verão, verifica-se um sucesso crescente desta banda e que tanto orgulha os mirenses.
A UMM destaca-se não só pela sua presença assídua em diversas festas e eventos do município e, participação em atividades a convite de outras associações, bem como pelas suas iniciativas de formação musical exteriores como workshops e masterclass e pela procura incansável por uma qualidade musical de excelência tanto a nível profissional como pessoal para cada um dos seus músicos, maestrina e elementos da associação. A Academia de Artes também tem dado cartas pela positiva, uma vez que algumas crianças que iniciaram o seu ensino na música na nossa escola já se encontram como membros efetivos da UMM e a frequentar o conservatório de música.
O ano de 2017 foi um ano de conquistas importantes para a associação, em que foi possível a criação de um fardamento novo para a UMM, o lançamento do site institucional (www.allegrarte.pt) e a inscrição de sócios na Allegr’ARTE.
Contudo, nada disto seria possível se não houvesse o público, o apoio das diversas instituições municipais e locais, os patrocínios, os sócios, os jornais locais, as famílias das nossas crianças e os músicos. É por todas estas pessoas que a UMM tem vontade de realizar mais e melhor para levar a cultura e as raízes locais a cada um.
A UMM conta com a sua presença no dia 23 de Dezembro no Concerto de Natal e no seu 6º aniversário, para presentear a todos com o melhor que sabem fazer: a Música!