Festas da Praia de Mira: Impossível começar de melhor forma!

08/12/2017 0 Por Carlos Joaquim
É sempre difícil conciliar a religiosidade com o profano, a breve sonoridade que vem do fundo da alma com o som alegre que faz mexer o corpo, mesmo que não se queira…
Aí está o primeiro mérito da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição deste ano de 2017: quase a chegar ao fim desta jornada de trezentos e sessenta e cinco dias, o primeiro dos quatro dias que duram estas Festas foi justamente o de uma conjugação perfeita entre aquelas aparentes divergências!
A juntar à Procissão das Velas, belíssima demonstração de louvor à Nossa Senhora, a banda escolhida para abrilhantar a primeira noite foi a Função Públika… provavelmente, uma das que estará no TOP TEN a nível nacional, em Bandas de animação!
Quem viu a multidão com as velas, também viu uma grande multidão de aficcionados desta Banda que veio de bem longe (“Chaves” é quase a porta de entrada da Espanha, via norte, afinal…) para trazer cores, luzes, beleza, sensualidade e vozes afinadíssimas! Quem os viu ficou com vontade de repetir, pois a presença em palco destes inúmeros artistas (com “A” maiúsculo!) deixa sempre uma enorme vontade de voltar a vê-los…
Quem viu os passos lentos e cadenciados da Procissão, viu os mesmos pés arrastarem-se em danças ora calmas, ora bastante mexidas. E, surpresa das surpresas, não era só um ou dois tipos de músicas: eram músicas românticas, latinas, ciganas, sambadas e, até o velho e amado fado que ainda leva o bom nome de Portugal pelo mundo fora!
E tanto havia por dizer… mesmo tanto!
Mais vale ficarmos pelas (muitas) imagens de uma noite incrível na Praia de Mira… justo ela, que serve de excelente cartão de visita para os três dias que ainda restam…
Mira Online