Ministra demite diretora do SEF

04/10/2017 0 Por Carlos Joaquim
Resultado de imagem para Ministra demite diretora do SEF
Luísa Maia Gonçalves estava na liderança do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desde o começo de 2016
Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, demitiu Luísa Maia Gonçalves, diretora do Serviço de Estrnageiros e Fronteiras (SEF). O Expresso sabe que a demissão ocorreu esta quarta-feira e terá estado relacionada com “o incumprimento dos objetivos da tutela”.
No início de agosto, os inspetores do SEF convocaram uma greve de dois dias em protesto contra a falta de recursos humanos e a “ausência de respostas concretas por parte da ministra da Administração Interna”.
A paralisação acabaria por ser desconvocada, depois de uma reunião entre os sindicatos e o Ministério da Administração Interna. “Estão reunidas as condições para podermos suspender a greve”, disse, na altura, o sindicalista Acácio Pereira, referindo que da parte do MAI houve o “reconhecimento da importância do serviço do SEF”. Foi então autorizada a contratação de novos inspetores, conforme reivindicava o SEF.
Em janeiro de 2016, Luísa Maia Gonçalves foi nomeada como diretora nacional do SEF, em substituição de António Beça Pereira, que apresentou a demissão. Na altura, era inspetora coordenadora superior da carreira de investigação e fiscalização daquele serviço.
Chegou ao SEF em 1990 e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Antes de ser inspetora coordenadora superior da carreira de investigação e fiscalização, Luísa Maia Gonçalves foi responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais e de Cooperação e pela Direção Central de Investigação, Pesquisa Análise e Informação. Passou ainda por vários cargos na Adminitração Pública, incluindo o de adjunta do secretário do Estado para os Assuntos Europeus e de assessora do Coordenador Nacional para os Assuntos da Livre Circulação de Pessoas de Schengen.