Eu, Psicóloga: Cinco dicas de como elogiar o seu filho

02/03/2017 0 Por Carlos Joaquim
Os elogios são uma das ferramentas mais poderosas que os pais podem usar para incentivar o bom comportamento e a auto-estima nas crianças. Um elogio pode ser uma palavra, um gesto, um sorriso que proporciona à criança um sentimento de bem estar e que mostra que você aprova o seu comportamento.
Como adultos, todos nós gostamos de receber elogios sinceros pelas nossas qualidades e esforços. Para as crianças, receber elogios é ainda mais importante, porque as ajudam a se sentirem aceitas e a criarem uma imagem de quem elas são e de suas capacidades.
Mas como elogiar as crianças? Há uma maneira certa? Ou com que frequência devemos fazê-lo? Será que elogiar muito faz mal? Seguem algumas sugestões:


1. Dê elogios de Ser: elogios de ser comunicam a criança que você a ama e aceita por quem ela é. As crianças não precisam fazer nada para merecer este tipo de elogio.
Exemplos: “Você é uma filha maravilhosa”, “estou tão feliz de ser sua mãe”, “você é especial”, “adoro seu bom coração”, etc.
2. Dê elogios de fazer: mostra as crianças que estamos felizes com seus esforços e bom comportamento.
Um estudos muito interessante encontrou que em vez de elogiar a inteligência de uma criança é melhor que elogiar seus esforços. De acordo com o estudo, quando dizemos a uma criança que ela é inteligente, ela tentará manter a aparência que é inteligente e não tentará tarefas difíceis, pelo medo de fracassar. Mas quando as crianças recebem a mensagem de que a inteligência é algo que se desenvolve e são elogiadas pelo seus esforços, elas terão menos medo de errar e acabarão por desenvolver-se mais.
Exemplo de elogios de fazer: “Fico feliz que você tentou!”,” Obrigado por me ajudar!, “Muito bem por compartilhar seus brinquedos”, “Continue tentando, os músculos em seu cérebro ficam mais fortes quando você tenta fazer algo difícil”.
3. Não misture elogios de ser com elogios de fazer:quando misturamos elogios de ser com elogios de fazer mandamos uma mensagem confusa às crianças.
Veja este exemplo: “te amo por que você é uma boa menina”. Você pode perceber o que há de errado com essa forma de elogio? Esse elogio mostra um amor condicional,  os amamos ou estamos felizes com eles somente  quando eles fazem o que queremos.
4. Evite elogiar demais ou sem necessidade: tudo em excesso faz mal, e isso se aplica aos elogios também. Elogiar as crianças em excesso ou sem a criança merecer faz com que os elogios perdam seu poder. E pior as crianças podem pensar que seus elogios não são sinceros e que você está tentando usar elogios para manipulá-las.
5. Não use elogios de comparação: elogios de comparação sugerem que seus filhos são melhores do que as outras crianças. Crianças que recebem mensagens que são mais especiais, ou melhor que as outras crianças podem desenvolver tendências narcisistas, ao pensar que eles são mais merecedores que outros. Os elogios de comparação também são perigosos porque não ensinam as crianças a saber como perder, e as farão mais propensas à depressão ao perceberem que existem crianças que são tão capazes ou mais capazes do que elas. Exemplos: “você é o mais inteligente da turma”, “você é a neta mais linda”.
Lembre-se:
Os elogios sinceros nutrem o relacionamento entre pais e filhos.
Os melhores elogios são os sinceros e espontâneos que reconhecem uma conquista real de seus filhos.
Ao elogiar seus filhos, eles terão um bom exemplo de como ser bondosos com outras pessoas também.
Seja constante na sua comunicação com seus filhos. Evite enviar mensagens contraditórias ao elogiá-los em um momento e depois criticá-los duramente.
Por Débora Oliveira