SE O BLOCO MANDASSE, O BANIF NÃO TERIA SIDO ENTREGUE AO SANTANDER

25/06/2016 0 Por Carlos Joaquim


25 Junho, 2016 por 
José Sena Goulão / Lusa

Catarina Martins na X Convenção do Bloco de Esquerda

Catarina Martins na X Convenção do Bloco de Esquerda
Catarina Martins inaugurou, este sábado, a X Convenção do Bloco de Esquerda com um discurso assente nas novas responsabilidades do partido como aliado do governo PS.
No pavilhão desportivo do Casal Vistoso, a porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, enalteceu o resultado do partido nas últimas legislativas, mas reconheceu que se tivesse mais força, o Banif “não teria sido entregue ao Santander”.
“Tivesse o Bloco tido mais força e o Banif não tinha sido entregue ao Santander. Tivesse o Bloco mais força e o governador do Banco de Portugal não continuava a assustar o país com ameaças de colapso bancário umas atrás das outras. Tivesse o Bloco mais força e Portugal não tinha assinado com a Turquia a vergonha do acordo anti-humanitário que é o contrário do que a Europa tinha que fazer”, sustentou a porta-voz bloquista, aplaudida por centenas de militantes e apoiantes em Lisboa.

O “projecto falhado” da União Europeia

Antes do discurso na Convenção, à entrada para o pavilhão desportivo do Casal Vistoso, Catarina Martins falou com os jornalistas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, decidida pelos britânicos em referendo.
A porta-voz do Bloco considerou que “este não é o momento dos países saltarem com cartadas de referendos”, mas de “pôr em cima da mesa alternativas pensadas” para depois haver “espaços que possam ter legitimidade democrática”.
Já o antigo coordenador do BE, Francisco Louçã, considerou, à entrada para a Convenção, que a UE é um “projecto falhado” que “redundou em autoritarismo e finança selvática sobre as pessoas”.
O economista reforçou ainda que Portugal, em concreto, tem um problema com o “Euro, o autoritarismo europeu, mas sobretudo um problema de resolver no dia-a-dia as suas prioridades”.

Eleições autárquicas serão “prova fundamental”

Na intervenção do arranque da X Convenção do BE, Catarina Martins sublinhou que o Bloco orgulha-se de uma “intervenção cada vez mais consistente” a nível autárquico.
“Encontramo-nos nas lutas por um país pensado para as pessoas, desenhado para a inclusão, projectado para os desafios do futuro. Dentro de ano e meio, as eleições autárquicas serão uma prova fundamental para dar força a essa experiência e responsabilidade que cresce”, sustentou a bloquista.
Nas últimas eleições autárquicas de 2013, o BE perdeu a única presidência de Câmara que detinha no país, a de Salvaterra de Magos.
A X Convenção bloquista, que decorre até domingo, tem como lema “Mais força para vencer” sendo o vermelho a cor dominante do pavilhão.
Na reunião serão debatidas e votadas três moções de orientação política, sendo que a primeira, afecta à direcção, junta as principais tendências do BE, ao contrário do que se passou em 2014, quando a IX Convenção terminou sem uma liderança do partido, após um empate entre as listas de João Semedo e Catarina Martins e a de Pedro Filipe Soares na eleição para a Mesa Nacional.
ZAP / Lusa