DESTAQUE | Dois quilos de Cereja do Fundão arrematados por 560 euros em leilão online

DESTAQUE | Dois quilos de Cereja do Fundão arrematados por 560 euros em leilão online

15/05/2020 0 Por Carlos Joaquim
Dois quilos de “Cereja do Fundão” foram hoje arrematados por 560 euros num leilão ‘online’ solidário, que conquistou o maior valor de sempre para este fruto e que vai permitir comprar equipamentos de proteção individual para os lares do concelho.
A ação foi organizada pela Câmara do Fundão, distrito de Castelo Branco, no âmbito da campanha de promoção da marca “Cereja do Fundão”, e o lote único de dois quilos era constituído pelas “maiores cerejas”, dado que cada fruto apresentava um tamanho muito acima do habitual, com um calibre médio de 34/36.
Com uma base de licitação de 100 euros, os lances de dez euros surgiram rapidamente entre o grupo de 20 participantes, nomeadamente empresários, representantes de outros municípios e figuras públicas, como o escritor Miguel Esteves Cardoso.
Cada um em sua casa e através de uma plataforma ‘online’, os interessados foram aumentando o valor das ofertas, até ao lanço final de 560 euros.
João Magalhães, proprietário do “Intermarché do Fundão”, foi quem arrematou o lote e revelou que irá partilhar as cerejas com os colaboradores que estão a preparar a reabertura da respetiva superfície comercial, que está a ser remodelada.
O empresário mostrou-se satisfeito por estar a contribuir para valorizar um produto da região e por ajudar os produtores locais, ao mesmo tempo que se juntou a uma causa social.
“Tudo faremos para poder ajudar iniciativas destas e ajudar também à produção e à dignificação dos produtos desta região”, apontou.
Uma ideia igualmente vincada pelo presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, que sublinhou a notoriedade e valorização alcançadas e o facto de se ter ultrapassado, “por muito”, o “recorde absoluto” do preço pago por quilo.
O autarca destacou a importância de ações que ajudem os produtores a aumentar o valor do produto, principalmente num ano em que se perspetivam quebras na ordem de 70% e cujos prejuízos diretos podem rondar os oito milhões de euros.