Centro de Portugal destaca gastronomia e vinhos na FITUR com o projeto “Sabores ao Centro”
Degustações e projetos estruturantes afirmaram a identidade gastronómica da região em Madrid, no primeiro dia da feira aberto ao público.
.jpg)
A gastronomia e os vinhos do Centro de Portugal estiveram hoje em destaque na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, com a apresentação dos projetos estruturantes Sabores ao Centro, Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal e Rota dos Queijos do Centro. O momento incluiu uma mostra e degustação dos Sabores do Centro de Portugal, com vinhos, queijos, pão e azeite.
.jpg)
A iniciativa, que decorreu no stand do Turismo de Portugal, constituiu um dos momentos mais marcantes da participação da região na feira, ao afirmar a gastronomia e os vinhos como ativos turísticos diferenciadores no contexto ibérico e internacional. Este foi também o primeiro dia da FITUR aberto ao público em geral, depois de três dias dedicados exclusivamente aos profissionais do setor.
.jpg)
O projeto Sabores ao Centro é uma plataforma colaborativa regional, ancorada no território, na sustentabilidade e na valorização da produção local, que articula comunidades intermunicipais, produtores, projetos PROVERE e o setor do turismo. Esta presença na FITUR integra a estratégia de afirmação internacional do projeto, dirigida a operadores turísticos, meios de comunicação e decisores do mercado espanhol, considerado prioritário para a região.
.jpg)
O projeto assenta em vários eixos fundamentais, nomeadamente a gastronomia como motor de desenvolvimento turístico sustentável, a integração entre produtos, experiências e território, a cooperação à escala regional e uma clara ambição de posicionamento internacional. Entre os seus principais objetivos estão posicionar a gastronomia como experiência turística integrada, valorizar os produtos endógenos e o saber-fazer tradicional, criar uma oferta organizada, comercializável e sustentável e reforçar a identidade do Centro de Portugal enquanto destino autêntico.
.jpg)
O Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal foi desenvolvido no âmbito do PROVERE da Fileira dos Vinhos do Centro e em estreita colaboração com as cinco comissões vitivinícolas da região: Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo. O objetivo é afirmar o vinho como produto turístico de excelência, através de experiências integradas, organizadas e comercializáveis, que ligam produtores, território e turismo.
.jpg)
A primeira edição do Roteiro, apresentada em outubro do ano passado, reúne 79 experiências de enoturismo, entre adegas, quintas e produtores, onde é possível visitar vinhas, conhecer histórias e degustar vinhos premiados, e é também um ponto de partida para projetos complementares, como rotas temáticas, pacotes turísticos integrados e ações conjuntas com operadores e agências internacionais.
A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal, promovida pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal, tem como missão valorizar os queijos certificados da região – Queijo Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP – e promover o saber-fazer tradicional associado à sua produção.
A Rota propõe mais de 50 experiências ligadas à Fileira do Queijo e 8 roteiros pelas três regiões DOP do Centro de Portugal, oferecendo propostas enraizadas no mundo rural, na natureza e na identidade cultural dos territórios.
Em jeito de balanço, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, considera que “a participação do Centro de Portugal na FITUR confirmou a solidez da nossa estratégia de promoção internacional. Trouxemos a Madrid uma proposta clara, ancorada no território, nas pessoas e na autenticidade das experiências. Projetos como o Sabores ao Centro mostram como a gastronomia, os vinhos e os produtos locais podem ser motores de valorização turística e de criação de valor para as comunidades. Tivemos também a oportunidade de reforçar a cooperação estratégica com regiões vizinhas, tanto em Portugal como em Espanha, e valorizámos também a importância do turismo de interior”.
“Saímos desta FITUR com maior notoriedade, com novas oportunidades de cooperação e com a convicção reforçada de que o Centro de Portugal está bem posicionado para responder às novas tendências da procura internacional. Também as nossas empresas saem da feira com possibilidades de novos negócios, graças à exposição que tiveram nestes dias”, acrescenta Rui Ventura.
As Comunidades Intermunicipais da região promoveram, ao longo do dia, diversas ações que deram a conhecer sabores, tradições e experiências associadas à gastronomia, ao património e à paisagem dos seus territórios.
Em conjunto, estas ações reforçaram a imagem do Centro de Portugal como um território diverso, autêntico e preparado para responder às novas tendências da procura turística internacional, afirmando a gastronomia como um dos seus principais fatores de diferenciação.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação