A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Núcleo Florestal da Associação de Estudantes da ESAC, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), promovem no próximo dia 6 de novembro, das 9h00 às 17h00, a 1ª Jornada Técnica em Restauro Florestal.
Esta iniciativa, que conta ainda com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e da 2BForest, destina-se a sensibilizar o público especializado e não especializado para a importância do restauro florestal, bem como a promover a criação de conhecimento nesta área, dadas as lacunas existentes na matéria.
Com efeito, embora se fale cada vez mais dos benefícios das florestas nativas de folhosas e dos serviços que estas prestam à sociedade e que vão muito para além da prevenção de incêndios, como sejam a regulação do regime hídrico, a conservação do solo e a manutenção da biodiversidade, reconhece-se que não existe ainda suficiente conhecimento técnico nem sensibilização para o restauro da floresta nativa. Esta lacuna contrasta com o facto de estar a decorrer a Década do Restauro dos Ecossistemas promovida pelas Nações Unidas e com a recente aprovação da Lei do Restauro da Natureza pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
O evento surge precisamente tendo em conta este enquadramento, e longe de se tratar apenas de mais uma sessão de palestras sobre florestas, terá uma forte componente de aplicação prática, contando com a participação presencial de elementos do quadro técnico e operacional do ICNF.
O acesso ao evento é restrito, contudo, qualquer interessado pode acompanhar o mesmo em livestreaming, através do canal do Youtube da ESAC.
Está confirmada a presença e intervenção do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, na sessão de encerramento.
*Isabel Silva