Investimento de mais de 146 mil euros. Município de Cantanhede valoriza Largo da Capela em Cordinhã

Investimento de mais de 146 mil euros. Município de Cantanhede valoriza Largo da Capela em Cordinhã

26/03/2024 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou hoje, 26 de março, o auto de consignação que marca o início da obra de requalificação urbana do espaço envolvente à Capela de Nossa Senhora da Saúde, situada na confluência da rua da Capela com as ruas da Barroqueira e rua do Lameiro, na freguesia da Cordinhã.
O documento foi assinado no local pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, num encontro em que estiveram também presentes o presidente da Junta de Freguesia de Cordinhã, José Carlos Santos, e o vereador, José Gomes dos Santos.
Adjudicada por 101.949 mil euros, a empreitada será iniciada na próxima semana e tem um prazo de execução de 120 dias seguidos.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, “a intervenção insere-se no programa de obras de requalificação urbana que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver um pouco por todas as freguesias, tendo em vista a melhoria das condições de fruição dos recintos vocacionados para isso nas nossas comunidades locais. Neste caso, à semelhança de outros, houve a preocupação de reforçar a segurança na zona e valorizar o enquadramento da capela, numa solução que realça o seu valor histórico e cultural e a torna mais convidativa para residentes e visitantes”, adianta a autarca, sublinhando que “a renovação do espaço o tornará aprazível para o encontro e o convívio social, contribuindo assim para reforçar a identidade do lugar e o sentimento de pertença da população”.
Após uma visita ao local foram detetados vários problemas, nomeadamente a localização da capela que está junto à faixa de rodagem, não permitindo a realização de eventos religiosos em segurança. Além disso, a rua da Capela é caracterizada pelo tráfego intenso, onde as viaturas se deslocam em grande velocidade, o que torna esta zona de atravessamento muito perigosa para os peões.
A falta de organização do estacionamento junto das habitações, particularmente na parte posterior da capela, contribui para a desordem no local.
Por fim, a presença visualmente impactante do ecoponto na área do Largo da Capela é uma questão estética que afeta negativamente aquele espaço.
Tendo em consideração estes fatores, a Câmara Municipal decidiu que se deveria valorizar a circulação pedonal, assim como minimizar o impacto de viaturas e do ecoponto.
Além do valor da empreitada, este investimento representa ainda para a autarquia uma despesa total de mais 45 mil euros na aquisição de dois imóveis na área de abrangência do largo, a fim de aumentar significativamente a área disponível para a intervenção.
Os trabalhos no local visam mitigar os problemas identificados. Para reduzir o impacto do tráfego na rua da Capela, planeia-se construir uma zona de “gincana”, para que as viaturas sejam obrigadas a circular com menos velocidade e maior atenção aos peões.
A retificação do perfil da via permitirá a expansão do espaço na envolvente da capela, proporcionando a criação do adro, ou seja, um terreno em volta, com o objetivo de criar zonas de circulação pedonal e de descanso, ao mesmo tempo que são reorganizadas as zonas de estacionamento em frente às habitações.
Já o ecoponto será integrado num espaço próprio e integrado na envolvente, minimizando o impacto visual naquele espaço e melhorando a acessibilidade aos utilizadores.

*Carla Cruz Silva

Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo