EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 47 JUNHO 2024

EDIÇÃO DO BOLETIM INFOADASCA Nº. 47 JUNHO 2024

09/06/2024 0 Por Carlos Joaquim

O nosso Boletim já começou a ser distribuído pelos dadores, principalmente os que se têm deslocado ao Posto Fixo, para fazer a sua dádiva de sangue.

Na capa damos destaque à II Semana do Dador de Sangue!, como ainda à comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, que vai decorrer na Praça Marquês de Pombal, junto aos CTT e Tribunal entre os dias 10 e 14 de Junho.

No sumário damos destaque à fotorreportagem sobre a Campanha que decorreu no dia 27 de Abril no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro, que se traduziu num sucesso, graças à Igreja Batista Lagoinha de Aveiro.

Nunca é demais insistir: é urgente sensibilizar e mobilizar os jovens para a dádiva, porque os dadores mais “velhos” vão deixando de poder continuar no activo, pelas mais diversas razões, sendo uma delas a idade, uma vez que podem doar até aos 65 anos, as doenças também não perdoam.

O Boletim InfoADASCA é meio de comunicação, tem por missão dar a conhecer os eventos que são realizados, e nunca, na nossa opinião, deve ser visto/encarado como “arma de arremesso”, apesar da rebeldia do seu coordenador.

A ADASCA é a única associação de dadores de sangue existente no Concelho de Aveiro, completando no ano em curso 18 anos de existência, sem interrupção da sua actividade, realizando mais de 100 sessões por ano.

Quem nos conhece, sabe que somos duma só palavra, não temos duas faces, somos escravos do que prometemos e do que fazemos em prol da dádiva. Não nos servimos dos dadores para fazer política, em para fins cinzentos…

Não concordamos com os apelos descoordenados à dádiva de sangue, como surgiram recentemente na imprensa, da autoria duma suposta federação. A liberdade de acção e de expressão nesta matéria deve ser regulada pelo ISPT, entidade oficial a quem compete fazer apelos públicos, em cooperação com as associações de dadores, no sentido que, a organização no terreno seja a melhor possível, ainda assim, as falhas podem surgir, provocadas por forças (não ocultas) estranhas que não deviam existir nesta área. Se a missão é para salvar vidas, não se deve “brincar” em serviço, apesar do ordenado certo no final do mês. Não se trata de lançar farpas ou generalizar alguns comportamentos indevidos, tratasse, isso sim de compromissos sérios, sentido de responsabilidade. Para os tempos que decorrem pode parecer estranho…

Nós cumprimos com o nosso dever. Em Aveiro não faltam oportunidades para aderir à dádiva de sangue, basta consultar o nosso site.

Concluímos com uma sugestão: não vá de férias sem fazer a sua dádiva, e coloque o seu Cartão Nacional de Dador de Sangue junto do Cartão de Cidadão e da Carta de Condução, porque em caso de acidente, é meio caminho para salvar a sua vida.

Boa leitura, envie-nos as suas sugestões. Boas Férias!

Joaquim Carlos

*Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 46 de Junho através deste link em formato online vs pdf http://www.adasca.pt/node/1860

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

https://aveiro123.blogspot.com/2024/06/edicao-do-boletim-infoadasca-n-47-junho.html

http://www.adasca.pt/como-ajudar

Site: www.adasca.ptgeral@adasca.pt