Marinha Grande | LIBERDADE, 18 DE JANEIRO E 25 DE ABRIL INSPIRAM PINTURA DE MURAIS

Marinha Grande | LIBERDADE, 18 DE JANEIRO E 25 DE ABRIL INSPIRAM PINTURA DE MURAIS

22/02/2024 0 Por Carlos Joaquim

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, em colaboração com o Município da Marinha Grande, está a realizar um projeto de “Pintura de Murais”, com a participação do artista plástico Diogo Monteiro (“Tenório”), no âmbito do Projeto Cultural de Escola, das comemorações dos 90 anos do 18 janeiro de 1934 e dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Os murais serão pintados pelas mãos de “Tenório” e de alunos dos 1.° e 2.° ciclos, na Escola Básica Nery Capucho e na Escola Secundária Pinhal do Rei, até ao mês de abril, em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974.

O artista “Tenório” trabalhou em sala de aula com as turmas envolvidas no projeto, onde partilhou técnicas de desenho, com escolha das cores a trabalhar,  em torno do 18 Janeiro de 1934, do 25 de abril de 1974, da liberdade e do território local. Foram selecionados diversos desenhos, que vão ser reproduzidos nas paredes daqueles estabelecimentos de ensino.

Numa deslocação à Escola Pinhal do Rei, para acompanhamento do projeto, a vereadora da educação da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro, constatou a criatividade dos trabalhos dos alunos, cujo resultado final será divulgado em breve, assinalando-se, assim, de forma muito criativa duas efemérides tão marcantes na vida de todos os marinhenses.

Diogo Monteiro, ou Tenório, é formado em arquitetura e sempre gostou de desenhar. Conhecido no mundo das ilustrações, ilustrou, entre outros, o livro “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva”, escrito por Patrícia Martins. Para além da execução de murais e de vários trabalhos em diferentes suportes gráficos, tem exposto trabalhos seus em galerias de arte e livrarias.

*Gabinete de Comunicação e Imagem