TOREL AVANTGARDE INAUGURA CICLO DE EXPOSIÇÕES COM ALIVE BY MauríciaS E CURADORIA DE MARLENE AZEVEDO (THE MAD ART GALLERY)

TOREL AVANTGARDE INAUGURA CICLO DE EXPOSIÇÕES COM ALIVE BY MauríciaS E CURADORIA DE MARLENE AZEVEDO (THE MAD ART GALLERY)

12/02/2024 0 Por Carlos Joaquim
ALIVE BY MauríciaS Inaugura a 17 de fevereiro – 16h no Hotel Torel Avantgarde
Dia 17 de fevereiro, o Torel Avantgarde lança a primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar no hotel ao longo do ano. Procurando dar a conhecer o talento de jovens artistas portugueses, o único city resort de 5 estrelas do Porto abre as portas à comunidade local e estrangeira para reforçar o seu papel de “filantropia na cidade”. “A portugalidade é um dos valores base do Torel Avantgarde e do grupo Torel Boutiques e, por esse motivo, queremos ser impulsionadores de artistas emergentes nacionais,” explica Liliane Pereira, Manager do Torel Avantgarde.
“Alive” foi o nome escolhido pela curadora Marlene Azevedo da The Mad Art Gallery, para a exposição da artista Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS) a ideia, explica a artista, é “apresentar uma exposição rotativa de pinturas que mudarão ao longo do tempo, mostrando um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal versos sentimentos”. As várias obras iniciais serão, assim, distribuídas pelos diferentes espaços interiores do hotel, entre eles a emblemática Sala das Flores, procurando transmitir a cor e formas disruptivas que distinguem o trabalho da artista. “A seleção inicial é uma mostra de sentimentos sem conotação temporal, onde o retratado apela à sensibilidade da emoção,” explica.
Como curadora da exposição Marlene Azevedo, afirma que a sua visão era “criar um espaço onde a expressão artística pudesse vibrar com a intensidade da vida.”A exposição é uma celebração da vida, dos sentimentos humanos e da mulher, numa curadoria cuidadosa feita para transmitir a intensidade da existência. Além disso, a curadora confirma que “a exposição destaca o papel da mulher como protagonista e inspiração para muitas das obras em exibição, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da feminilidade”. A fragilidade, a jovialidade, ou a introspecção protagonizam esta primeira mostra de MauríciaS no Torel Avantgarde, hotel que,desde a sua abertura em 2017, procura trazer para dentro de portas a arte e a criatividade, proporcionando uma experiência mais rica e imersiva não só a hóspedes, como a toda a comunidade. A exposição poderá ser visitada até ao final de maio de 2024, todos os dias entre as 10h e as 19h.
SOBRE MauríciaS:
Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS, 1980) vive e trabalha no Porto e pelo mundo.Começou a apresentar o seu trabalho em 2022 com referências explícitas e implícitas a sentimentos interiores. O desenho, as artes plásticas, a fotografia e a arte digital fazem parte da sua matéria-prima. Concluiu o curso livre de Desenho na Cooperativa Árvore em 2010, e também o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto. Desde 2022 que tem vindo a participar em exposições coletivas e individuais em vários pontos do país.
Define-se como uma artista contemporânea que procura representar sentimentos na sua pluralidade artística. O seu processo criativo passa por questionar sentimentos através da cor e da forma, contrapondo-os com retratos figurativos. MauríciaS acredita que a inclusão de sentimentos é essencial para a execução da arte em qualquer material ou combinação, permitindo que os sentimentos sejam materializados. Além disso, explora o potencial discursivo dos métodos expositivos para transmitir uma mensagem de forma clara e impactante.
SOBRE O TOREL AVANTGARDE
Conhecido como o mais premiado hotel da coleção Torel Boutiques, o Torel Avantgarde recebeu em 2023 o prémio de Melhor Hotel de Cidade da Europa pelos Haute Grandeur Awards, tendo também conquistado o título de “único city resort da cidade do Porto” pelas suas múltiplas valências. Este boutique hotel de luxo oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro a partir das suas piscinas, spa, e restaurante Tenro by Digby, mas também desde as categorias de topo dos 60 quartos e suites, com varandas ou terraços privados, longas banheiras e interiores inspiradores. Um dos espaços mais memoráveis é a Maisonette exclusiva, inspirada em Alfred Hitchcock, que inclui um jardim com piscina privada e jacuzzi com vista de rio.
O Torel Avantgarde é, desde a sua abertura, em 2017, o hotel dos artistas pela forma como cada um dos seus espaços é o palco de personalidades marcantes da história. Cada detalhe foi desenhado em redor dos seus universos criativos, vivências e estéticas, o que torna o hotel um verdadeiro caldeirão de criatividade e um refúgio urbano numa das principais artérias do Porto.
SOBRE A THE MAD ART GALLERY
A The Mad Art Gallery, com a curadoria Marlene Azevedo, aposta uma vez mais em locais diferentes para expor, tal como já é seu apanágio, tendo como objectivo levar a
arte até públicos diferenciados. Em menos de 2 anos de existência esta galeria produziu já 8 exposições, em locais como Lisboa (The Lumiares Hotel Spa), no Porto (In Porto Gallery Hotel), V.N. Gaia (Wow), Castelo de Paiva (no CICL) e Melres, Gondomar, (Museu de Melres e Medas). Mais informações em www.themadgallery.com
TOREL AVANTGARDE
Rua da Restauraçāo, 336