ASAE instaura 25 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços

16/03/2023 0 Por Carlos Joaquim
Foram fiscalizados mais de 140 supermercados e e hipermercados.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 25 processos-crime pela prática do crime de especulação de preços, numa dirigida a supermercados e hipermercados.
Foram ainda instaurados 17 processos contraordenacionais e as principais infrações registadas foram: incumprimento das regras relativas a vendas com redução de preço; prática de ações comerciais enganosasfalta de afixação de preços; falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem; incumprimento na prestação da informação ao consumidor e falta de informações obrigatórias na rotulagem de produtos alimentares, informa a ASAE em comunicado.
No total foram fiscalizados 141 estabelecimentos de norte a sul do país e estiveram envolvidas 46 brigadas. Esta foi a “maior operação de fiscalização” de preços praticados em supermercados pela ASAE.
O principal objetivo desta operação, que aconteceu no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, era perceber se existe diferença entre os preços marcados e os que são depois cobrados nas caixas.
SIC Notícias