Inauguração da nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos

14/03/2023 0 Por Carlos Joaquim

Lançamento do catálogo da obra “Arcanjos”, de Paulo Nevese conversa sobre a vida de D. António Francisco dos Santos

Com um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 845.920,97€, realiza-se no próximo sábado, dia 18 de março, a sessão pública de inauguração da nova rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos (a nascente do “Túnel de Esgueira”) e onde se incluem as últimas peças da obra “Arcanjos” de Paulo Neves – São Rafael e o Menino.
Além da construção da rotunda, a empreitada levada a cabo pela empresa Construções Carlos Pinho Lda., qualificou as áreas pedonais, as paragens de autocarro, as bolsas de estacionamento e reestruturou as ligações à Rua Padre José Maria Taborda, à Avenida Manuel Maria da Rocha Colmieiro e à Rua Pedro Vaz D’Eça.
Mantendo a preocupação ambiental na requalificação urbana do Município, foram valorizados os espaços verdes e arbóreos, com a criação de zonas de estar e aumento da acessibilidade aos espaços comerciais e de habitação, na envolvente à rotunda.
Arcanjos e vida de D. António Francisco dos Santos
No mesmo dia será apresentado o Catálogo da referida obra “Arcanjos”, concluída com a colocação do último Arcanjo, São Rafael e o Menino, nesta nova rotunda, seguida de uma Conversa sobre a vida de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro de 2006 a 2014, que terá lugar no Museu de Aveiro / Santa Joana, a partir das 17h30.
Pelas 19h00, na Sé de Aveiro, o programa do dia encerra com uma Eucaristia de Ação de Graças pela vida de D. António Francisco dos Santos, assinalando os 18 anos da sua Ordenação Episcopal.
Programa:
16h30 – Inauguração da nova Rotunda da Avenida D. António Francisco dos Santos, com “São Rafael” da obra “Arcanjos” de Paulo Neves
17h30 – Museu de Aveiro / Santa Joana
Lançamento do Catálogo da obra “Arcanjos”, de Paulo Neves, e,
Conversa sobre D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro (2006/2014), com:
– Nuno Sacramento, Curador;
– Paulo Neves, Artista;
– Ribau Esteves, Presidente CM Aveiro;
– Manuel Assunção, antigo Reitor da Universidade de Aveiro;
– Antonino Francisco, Primo de D. António Francisco;
– D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.
19h00 – Eucaristia de Ação de Graças pela vida de D. António Francisco dos Santos (18 anos da sua Ordenação Episcopal).