Penélope Clarinha apresenta exposição “Em trânsito” na vila medieval de Monsaraz

Penélope Clarinha apresenta exposição “Em trânsito” na vila medieval de Monsaraz

10/03/2023 0 Por Carlos Joaquim
A Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, vai receber de 11 de março a 7 de maio a exposição de pintura “Em trânsito”, de Penélope Clarinha. A artista apresenta 28 obras em acrílico sobre tela e óleo sobre tela, que podem ser apreciadas diariamente das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
Sobre a exposição, Penélope Clarinha refere que é “um conjunto de trabalhos em trânsito, que fazem uma viagem do presente para o passado, das cores vivas para as mais esbatidas, dos que estão bem vivinhos para aqueles que estavam muito descansados nos seus retratos, longe de imaginarem o que ainda lhes havia de acontecer. Peço assim que apertem o cinto de segurança, que esta viagem de marcha atrás vai agora começar”.

Penélope Clarinha mostra em Monsaraz vários autorretratos, pintados antes da pandemia de covid-19, tendo depois começado a utilizar outros rostos. A artista diz ainda que “pintar é uma inquietação, é uma montanha russa, o que me diverte são as situações do quotidiano, desde inusitadas, com um pouco de malandragem aqui, absurda ali, tudo isto inserido num universo anacrónico, de interiores onde a imagem estática surge como dinâmica, uma cena teatral onde algo está para acontecer, mas não sabemos exatamente o quê e quais as consequências”.

A primeira exposição de Penélope Clarinha aconteceu em 2002 e desde esse ano tem apresentado os seus trabalhos em mostras coletivas e individuais em Portugal, Espanha e Macau.

 Carlos Manuel Barão