PORTALEGRE: Admissão entre os Candidatos às Sagradas Ordens

PORTALEGRE: Admissão entre os Candidatos às Sagradas Ordens

06/01/2023 0 Por Carlos Joaquim
Estimados Amigos e Paroquianos
Saúde, paz e alegria no Senhor Jesus.
No pf dia 7 de janeiro, sábado, pelas 16h30, na Eucaristia da Comunidade, na Igreja de Sto. António, em Portalegre, celebrará o “RITO DE ADMISSÃO ENTRE OS CANDIDATOS À SAGRADAS ORDENS” o nosso Seminarista Gonçalo Gomes.
“O rito de admissão é celebrado quando constar que o propósito dos aspirantes, baseado nas qualidades necessárias, atingiu suficiente maturidade” […] O propósito de receber a sagrada Ordem deve ser manifestado publicamente pelos aspirantes. Compete ao Bispo, ou ao Superior maior dos Institutos clericais, ou aos seus delegados, aceitar publicamente este propósito” (Cf. Nº 96 e 97 do Pontifical Romano, Instituição dos Leitores e dos Acólitos).
Há anos atrás, este rito tinha lugar apenas e imediatamente antes da Ordenação de Diácono. Actualmente, na caminhada vocacional e no sentido de promover maior compromisso, os Seminários colocam-no entre a chamada “Etapa discipular” e a “Etapa configuradora”, ou seja, entre o 2º e 3º anos do curso teológico e da caminhada de discernimento.
É um rito simples, pode ser considerado como rito de entrada na “Etapa configuradora”, que consiste na resposta dos aspirantes à interrogação da Igreja que, liturgicamente, é assim formulada: “Quereis formar o vosso espírito, de modo a poderdes servir fielmente o Senhor Jesus Cristo e o seu Corpo que é a Igreja?”. À resposta afirmativa dos aspirantes, a Igreja proclama “É com alegria que a Igreja recebe o vosso propósito. Queira Deus consumar o bem que em vós começou” (Cf nº 105).
É um rito simples, não é uma Instituição no Ministério nem uma Ordenação. Marca, para os próprios, e para a Comunidade, uma etapa no discernimento e, sobretudo, no compromisso da caminhada até à Ordenação que acontecerá no final do 6º ano.
O ano passado realizou este passo o Diogo Fernandes; este ano realiza-o o Gonçalo.
Venho comunicar a realização deste rito e gesto eclesial para que todos possamos elevar ao Céu uma prece pelo Gonçalo, pela sua caminhada; uma prece ao Céu pelas vocações ao Sacerdócio.
Podendo estar presentes, sós, em família ou com os nossos grupos das Catequeses, seremos a expressão de uma Igreja de onde brotam vocações e deixar-nos-emos interpelar pelo gesto de, em discernimento, confiar a vida a Deus.
Na alegria do serviço em Igreja
Emanuel Matos Silva p.