Projeto SciComm4all ajuda na comunicação de ciência

Projeto SciComm4all ajuda na comunicação de ciência

23/09/2022 0 Por Carlos Joaquim
O investigador e comunicador de ciência do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Miguel Ferreira, é um dos autores do vídeo de animação “Getting your work out: how to be prepared for a video interview“, que pretende apoiar os investigadores no momento de comunicarem o seu trabalho através de uma entrevista, no âmbito do projeto SciComm4all.
SciComm4all é constituído por uma série de vídeos de animação curtos, concebidos especificamente para a comunidade científica. Constituída por 15 episódios de 3 minutos cada, a série apresenta-se como uma ferramenta rigorosa, clara e concisa. Cada vídeo é acompanhado por material suplementar, orientações-chave, referências bibliográficas e uma ferramenta de autoavaliação.
Considerando «a relevância crescente de comunicar eficazmente os resultados das atividades e de projetos científicos para outras audiências que não pares, ou de cativar decisores políticos e/ou entidades financiadoras, esta série, pela natureza da sua abordagem e pelo seu caráter inovador, procura fornecer à comunidade científica ferramentas que assegurem a sua contribuição no cumprimento efetivo desta missão», refere Miguel Ferreira.
Toda a série está acessível de modo gratuito em http://scicomm4all.org e está traduzida em 15 línguas diferentes (albanês, croata, checo, holandês, francês, alemão, grego, hebraico, húngaro, italiano, lituano, português, sérvio, espanhol e turco).
SciComm4all foi desenvolvido por uma equipa interdisciplinar de investigadores e comunicadores de ciência: Héloïse Dufour e Fanny Bilak (Le Cercle FSER, França), Máté Varga (Eötvös Loránd University, Hungria), Susana Ambrósio (Universidade de Aveiro, Portugal), Lucia Martinelli (MUSE – Museo delle scienze, Itália), Rita Ponce (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal), Raquel Branquinho (Universidade do Porto, Portugal) e Miguel Ferreira (Universidade de Coimbra, Portugal). Todos os autores são membros da ação COST 17127: EuroScitizen –  ‘Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans’.
Ao dispor,
Cristina Pinto