Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE NUNO CONFRARIA EM VIEIRA DE LEIRIA

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE NUNO CONFRARIA EM VIEIRA DE LEIRIA

12/11/2021 0 Por Carlos Joaquim

A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugurou esta sexta-feira, 12 de novembro, a exposição de pintura “Segmentos”, de Nuno Confraria.

A abertura contou com a presença da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do vereador António Fragoso; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do artista Nuno Confraria; do curador da exposição, Aquilino Ferreira; e de convidados, que conheceram as 27 obras alusivas à geometria e vivências ou experiências de um povo.
Nuno Confraria nasceu em abril de 1974, em S. Julião da Figueira da Foz. É, geralmente, apontado como uma “pessoa obstinada, alegre e optimista, considerando-se de fortes raízes, tanto pessoais como familiares”.
Desde criança que revela um gosto muito particular pelo desenho técnico e, apesar de algumas vozes apontarem a Arquitectura como a sua vocação, tornou-se Mestre em Engenharia Geográfica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Desde os seus primeiros rabiscos a desenhos mais elaborados, a pintura surge anos mais tarde como uma necessidade natural de completude dos seus trabalhos. Assumindo-se como um autodidata, a descoberta sistemática e gradual pela técnica da pintura desperta um fascínio único, que intensifica um verdadeiro sentimento de realização artística.
A contínua concretização desta faceta cingiu-se, durante um largo período de tempo, à partilha com familiares e amigos. Todo este processo de crescimento pessoal no universo da arte conduziu à inevitável necessidade de revelar as suas obras fora do seu círculo de relações pessoais, materializando assim a sua primeira exposição “Memórias” no ano de 2015.
Os seus mais recentes trabalhos focam-se maioritariamente em ambientes humanizados, numa combinação ímpar entre a linha figurativa e cubismo. Para além das inúmeras exposições realizadas até ao momento, Nuno Confraria continua com uma trajetória ascendente de reconhecimento do seu trabalho.
A exposição “Segmentos”, pode ser visitada gratuitamente na Galeria Tony Vitorino, todos dos dias, das 10h00 às 21h00.