Alvaiázere | Mata do Carrascal já tem um novo moinho

Alvaiázere | Mata do Carrascal já tem um novo moinho

13/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

Um dos ícones da Mata do Carrascal é, sem dúvida nenhuma, o moinho que está instalado há várias décadas no ponto mais alto deste local, que é um dos cartões de visita não só da vila de Alvaiázere, como do concelho.

Tendo em conta o elevado estado de degradação do mesmo, o Município, através do serviço de turismo, procedeu à construção de um novo moinho, respeitando integralmente o modelo construtivo desta tipologia, em madeira, que tem a singularidade de toda a estrutura poder rodar, para melhor exposição à força motriz do vento. A construção do novo moinho da Mata do Carrascal foi financiada integralmente pelo orçamento da Câmara Municipal, ascendendo o investimento a €76.752,00.

Este investimento na valorização da Mata do Carrascal vem em linha com outros que estão a ser efetuados neste espaço. Recorde-se que o Município de Alvaiázere já contratualizou a requalificação de toda a vertente poente daquele espaço, para a instalação de um Parque Botânico, num investimento que ascenderá a cerca de meio milhão de euros, financiado por fundos comunitários.