Cantanhede |Através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

Cantanhede |Através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

05/08/2021 0 Por Carlos Joaquim

Município de Cantanhede reforça apoio a famílias carenciadas

Durante o primeiro semestre de 2021, a Câmara Municipal alargou o apoio relacionado com o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento a mais 14 agregados familiares, constituindo-se assim como uma importante mais-valia para os munícipes carenciados e respetivas famílias.
Tendo como principal objetivo a comparticipação em 100% na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS, o projeto garante que a falta de recursos financeiros não impede o acesso a medicação a quem realmente dela necessita. A iniciativa tem vindo a revelar-se uma excelente resposta social, melhorando as condições socioeconómicas e de saúde a 64 pessoas.
Recorde-se que o Município de Cantanhede aderiu ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento em 2018, e consciente da conjuntura atual que vivemos, pautada pela pandemia de Covid-19 com consequências nefastas a diversos níveis, nomeadamente ao nível da saúde, ao nível do emprego, a nível económico, entre outros, com efeitos perversos num tecido populacional que já per si apresenta limitações de recursos socioeconómicos, aprovou posteriormente, em reunião de Câmara o alargamento do protocolo de 50 para 75 pessoas, de modo a poder dar resposta a uma necessidade básica de saúde que tem tido um relevante acréscimo de procura em tempos de pandemia.
O processo tem sido gerido através de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Dignitude, cabendo a esta a emissão de um cartão com o qual o beneficiário poderá levantar os medicamentos, sem qualquer custo, nas farmácias da rede “abem”, que já se estendem a oito das farmácias do concelho que aderiram ao programa.
À autarquia compete a referenciação dos agregados familiares e contribuir financeiramente com um valor previamente contratualizado por cada beneficiário, sendo o gasto excedente suportado pelo Fundo Solidário abem.