Em reunião Pública de 5 de Maio de 2021: Câmara de Évora vai alargar os apoios sociais com “Cartão Município Solidário”

Em reunião Pública de 5 de Maio de 2021: Câmara de Évora vai alargar os apoios sociais com “Cartão Município Solidário”

06/05/2021 0 Por Carlos Joaquim
Nesta reunião foi aprovado por unanimidade para consulta pública o Projecto de Regulamento do Cartão Município Solidário. Este Cartão visa unificar o Cartão Social do Munícipe e Évora Solidária, reenquadrando e regulamentando a atribuição dos benefícios sociais e alargá-los aos agregados familiares, residentes no Concelho de Évora, que se encontrem em situação de vulnerabilidade económica e social.
A Câmara Municipal de Évora tem procurado melhorar as condições de vida dos mais fragilizados economicamente, sobretudo pensionistas, idosos e desempregados. Verificando que existem também munícipes que não estão nas situações acima referidas, mas que vivem com graves carências económicas, a autarquia decidiu alargar os apoios sociais a estes cidadãos. O Cartão quer abranger não só o cidadão requerente mas também todo o agregado familiar.
O novo Cartão quer dar acesso a benefícios no consumo de água, resíduos sólidos urbanos, saneamento e passes sociais nos transportes públicos urbanos bem como comparticipação nos medicamentos prescritos pelo médico (parte não suportada pelo Estado) e outras despesas de saúde e de educação. Dá igualmente benefícios no acesso a actividades culturais e desportivas promovidas pelo Município, vantagens e serviços de entidades que tenham acordos com o Município, descontos no comércio local de proximidade, no mercado de produtores e nas taxas de acesso a equipamentos municipais.
A Câmara Municipal deu parecer favorável, por unanimidade, à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Académica da Universidade de Évora.
O Projecto de Requalificação de Espaços Exteriores da EB1 Heróis do Ultramar também obteve aprovação unânime. Pretende-se essencialmente a requalificação do campo de jogos ao nível de pavimentos e instalação de rede de proteção nos topos; reabilitação da área de equipamentos de recreio ao nível do pavimento de amortecimento e substituição de equipamento; e pavimentação da zona de ligação entre o edifício escolar, o refeitório e a zona de equipamentos de recreio.
Foi aprovada por unanimidade a atribuição de lote do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, com área de 10.459m2 à empresa Metalora, Lda. para instalação de uma Unidade Industrial com uma componente de fabricação de estruturas metálicas, componentes, máquinas e equipamentos e outra de reparação de máquinas e equipamentos, dirigida à indústria aeronáutica.
A Metalora iniciou a sua actividade em 2018 e surgiu da necessidade das empresas sedeadas no PIAE de contratar serviços de assistência técnica especializada e desenvolvimento de soluções e equipamentos para melhorar o seu processo de fabrico. Presentemente a empresa está sedeada na Zona Industrial de Almeirim Norte. A Metalora presta apoio a empresas nacionais e estrangeiras e tem projectado, fabricado e fornecido equipamentos às principais empresas do PIAE, nomeadamente Mecachrome e ao Grupo Embraer e ouras como a Tyco Eletronics, Kemet e Fundição Évora.