Conto “Assim como tu” de Raquel Salgueiro venceu Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce 2021

06/05/2021 0 Por Carlos Joaquim

A livreira e autora Raquel Salgueiro venceu a oitava edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de texto, com o conto “Assim como tu”. A história “aborda temas do quotidiano da criança e da construção da identidade e foi selecionada entre mais de dois mil texto submetidos ao certame.

Raquel Salgueiro, autora de “Assim como tu”, tem 48 anos, vive em Castelo de Vide e é livreira e programadora do projeto cultural de promoção do livro e da leitura promovido pela Cabeçudos, sediada na Rua de S. José. Na nota de imprensa sobre o prémio, Raquel Salgueiro explica se inspirou na natureza da paisagem alentejana para escrever este conto para os mais novos.
“Quis escrever uma história simples, sobre pessoas, que fosse transversal e na qual todos pudessem rever-se. Enquanto seres humanos, temos características e passamos por experiências comuns, por isso, encontramos pontos de contacto com a vida de Antónia, a personagem principal”, afirmou.
Segundo o escritor Afonso Cruz, “o texto prima pela elegância da linguagem e apresenta uma estrutura adequada à história”, afirmou o escritor Afonso Cruz citado em representação do júri do prémio.
Prémio de 50 mil euros para texto e ilustração
O Prémio de Literatura Infantil, criado em 2014 por aquela empresa de retalho, tem um valor monetário de 50 mil euros, a repartir em partes iguais pelos autores do texto e da ilustração. É considerado o prémio literário com o valor mais elevado em Portugal, na área do livro para a infância.
Apurado o vencedor do texto, inicia-se agora a fase do concurso na categoria de ilustração (até 31 de Julho), para escolher quem irá ilustrar este conto infantil. O livro ilustrado, que resulta do trabalho entre os dois vencedores – texto e ilustração – é editado habitualmente no Outono.
O prémio destina-se a obras inéditas em língua portuguesa, dirigidas a leitores entre os 6 e os 12 anos.
NCV