Moçambique | Estado “livra-se” da Mabor de Moçambique, antiga fábrica de pneus será usada na produção de artigos de papelaria

Moçambique | Estado “livra-se” da Mabor de Moçambique, antiga fábrica de pneus será usada na produção de artigos de papelaria

19/09/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Estado moçambicano que nunca conseguiu viabilizar Mabor de Moçambique vendeu 100 por cento do património à Officemart, uma empresa do ramo de produção de artigos de papelaria, em troca de quase duas centenas de milhões de Meticais que permitiu saldar uma dívida de dezenas de milhões de rands. Entretanto os pneus Mabor continuam a ser produzidos na Europa e Estados Unidos da América e comercializados pelo mundo, Moçambique tornou-se importador de pneus.
Através de um Despacho do primeiro-ministro, datado de 20 de Junho de 2019, “É adjudicada à Officemart, Lda., a aquisição de 100 por cento do património fabril da Mabor de Moçambique – Manufactura, S.A.R.L.”.
O @Verdade apurou que o que arrastou a privatização da antiga fábrica de pneus, que antes de falir chegou a exportar para a África Austral e outros cantos do globo, foi uma dívida de milhões de rands.
“Estava hipotecada ao Millennium Bim por uma dívida de 72 milhões de rands, desde os anos 90”, revelou Raimundo Matule, Administrador do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE).