360º – Dia de Trump: do imobiliário à capa da Playboy, como ele conquistou a América (+ guião da posse, equipa e passado); e a morte no Lava Jato
Enquanto dormia…
… foi um acidente que matou o juiz-relator do maior caso de corrupção no Brasil? Teori Zavascki, principal juiz do Lava Jato, que envolve entre muitos poderosos o ex-presidente Lula da Silva, morreu na queda de uma avioneta que se despenhou-se em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O caso vai ser investigado e na imprensa brasileira há quem questione se foi um acidente e levante várias dúvidas: como e com quem fica agora o processo? Quando vão e a quem os responsáveis da empresa Odebrech denunciar o que sabem?
O narcotraficante mexicano Joaquim “El Chapo” Guzmán foi extraditado para os EUA. Depois de ter escapado duas vezes de prisões mexicanas e sido recapturado, aquele que é considerado um dos maiores criminosos de sempre será julgado na América de Trump.
A Uber foi multada em 20 milhões de dólares nos EUA. A empresa foi considerada culpada de enganar os motoristas, com perspetiva de salários elevados. Por cá, as empresas e motoristas que trabalham com a tecnologia da Uber e da Cabify já têm duas associações criadas para protegerem os seus interesses.
Voltaram a nascer mais crianças em 2016. Segundo dados do teste do pezinho, Portugal teve mais bebés pelo terceiro ano consecutivo.
E já há novo bastonário da Ordem dos Médicos. O especialista em urologia Miguel Guimarães venceu a eleição com 70% dos votos, dispensando uma segunda volta. Pelo caminho ficaram Álvaro Beleza, João França Gouveia e Jorge Torgal.
Dia Trump
Hoje é dia de Trump. O presidente eleito toma posse esta tarde dando início ao que muitos antecipam como uma nova era nos EUA e no mundo. A biografia “Trump Revelado”, assinada pelos jornalistas Michael Kranish e Marc Fisher e agora publicada em Portugal, recorda os momentos fundamentais da vida do magnata até chegar à Casa Branca. O capítulo que publicamos, do investimento no imobiliário à capa do Playboy: como Trump conquistou a América, é revelador.
Mas há mais sobre o dia de hoje em Washington, pelo que lhe deixo a informação essencial para não se perder:
- Começo com o guião da cerimónia, desde a música inicial até aos três bailes finais, com discurso presidencial pelo meio.
- Há alguns pormenores a que vale a pena estar atento: do juramento de Trump às reações de Hillary.
- O ambiente nos EUA está ao rubro e dividida, como constatou o enviado do Observador, João de Almeida Dias, numa só rua de Baltimore.
- E fique também a saber quem é quem (e quanto ganha) na equipa de Trump que vai governar o País.
- Como referencial, pode lembrar nesta fotogaleria como foram as outras tomadas de posse, de Kennedy a Obama e numa outra espreitar o que vestiram as primeiras-damas.
Quanto ao casal Obama, já são passado, mas deixaram as suas memórias:
- No álbum da Casa Branca ficam as 55 melhores fotos de Obama escolhidas pelo seu fotógrafo português, Pete Souza.
- E na moda a marca que Michelle, como pode ver aqui e aqui.
Outra informação relevante
Houve vários desenvolvimentos no caso das agressões dos filhos do embaixador do Iraque a um jovem a Ponte de Sor. O Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou que o Iraque decidiu não levantar a imunidade diplomática aos gémeos e que vai retirar o embaixador (e o processo) de Lisboa e Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que o embaixador iraquiano deixou de ter condições para continuar no nosso país. Nos autos do processo, o Ministério Público diz que há “fundada suspeita e fortes indícios” de que os irmãos queriam mesmo matar Rubén Cavaco. Resta agora saber se o processo continua ou é arquivado: as opiniões dividem-se.
Carlos Santos Ferreira esteve quatro horas a ser ouvido na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos. O ex-presidente do banco público disse que se soubesse o que sabe hoje não teria aceite o convite e que foi Teixeira dos Santos quem nomeou Vara e Bandeira para a administração da CGD, ele não recebeu pressões de José Sócrates.
Foi uma notícia do Observador. O Governo já tem o estudo sobre o local para o segundo aeroporto. A ANAC defende claramente a solução da base área do Montijo. A decisão deve ser tomada até março.
Na novela da TSU, Marcelo garantiu que “o País está sereno”, enquanto o Governo admitiu agravar a Taxa Social Única dos contratos a prazo depois de já ter tido tempo para ler o famoso relatório da OCDE sobre a reforma laboral, que entretanto foi alterado.
No futebol, as eleições do Sporting dominam a atualidade. Bruno de Carvalho apresentou as 111 medidas do seu programa eleitoral, das quais se destacam o facto de o presidente poder escolher um dos treinador adjuntos e ter uma palavra determinante nas contratações. O seu adversário, Pedro Madeira Rodrigues, que oficializou ontem a candidatura, promete romper com o atual estilo de gestão e apostar na formação e nas modalidades.
Da guerra eleitoral para a crise nos relvados, tempo para fazer contas ao Sporting de Jesus. Que jogadores comprou, quais vendeu e de quem tirou mais rendimento o treinador leonino? E esta é mesmo a pior época do Sporting dos últimos anos?
Em Davos, George Soros mostrou-se um cético. O veterano investidor norte-americano, um dos financiadores da campanha de Hillary Clinton, vaticina que nem Donald Trump, nem Theresa May se vão aguentar muito à frente dos respetivos governos.
Na Gâmbia há uma crise política. Yahya Jammeh, líder do país há mais de 20 anos, recusa-se a abandonar o poder apesar de ter sido derrotado nas presidenciais. Tropas do Senegal entraram no país vizinho para repor a ordem.
A nossa Opinião
- Maria João Avillez escreve sobre a polémica da TSU e do voto contra do PSD em “O diabo é o Peneda”.
- Rui Ramos questiona sobre “Qual é o maior perigo: Trump ou os inimigos de Trump”.
Os nossos Especiais
O Ministério Público ligou oficialmente pela primeira vez Ricardo Salgado ao processo em que José Sócrates é o principal arguido. O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. O Luís Rosa conta os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes fala com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre o regresso dos comandos portugueses a África, mais concretamente à República Centro Africana. Afinal, porque é que naquela região de África se multiplicam os Estados falhados?
Já no Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar decidiu aproveitar que toda a gente fala de Washington por causa de Trump, para falar ele com Washington. Washington Geraldo Dias Alves, defesa-central brasileiro em Portugal nos anos 70/80 e pai do internacional português Bruno Alves. E ele conta-lhe a sua vida de Minas Gerais a Espinho.
Notícias surpreendentes
Mulheres que não pintam o cabelo e expõem o corpo que vai envelhecendo. A Catarina Moura falou com quatro delas, quatro mulheres que têm orgulho nos cabelos brancos e nas rugas.
Está um frio de ranger os dentes mas não é por isso que deve deixar de aproveitar o fim de semana. A Ana Cristina Marques dá-lhe oito ideias de escapadinhas para os dias de inverno. Há copos de vinho à beira da lareira e tanques aquecidos no barrocal algarvio.
Por falar em Algarve e em frio, ontem voltou a cair neve no sul do país, o que já não acontecia há 63 anos. A Marta Leite Ferreira foi ao baú buscar 23 fotos do nevão algarvio de 3 de fevereiro de 1954.
Hoje no Observador a tomada de posse de Donald Trump como 45º presidente dos EUA vai marcar a atualidade. Estaremos em liveblog a partir das 12h00 e vamos acompanhar o Dia Trump ao minuto, com reportagens, fotogalerias e as notícias e análises que se impuserem. Sem deixar de seguir a restante informação. Passe por cá
E tenha um bom fim de semana (com as nossas melhores sugestões para aproveitar bem os dias de descanso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
Subscreva